04/04/2019 às 18h29min - Atualizada em 05/04/2019 às 11h14min

Idosa de 79 anos transferida do Hospital de Maricá durante falta de energia elétrica morre na UPA de Inoã

Exclusivo por Romário Barros- A idosa transferida do Hospital Municipal Conde Modesto Leal para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã após a Unidade ter ficado sem energia elétrica na madrugada desta quinta-feira, 4, morreu. Família culpa a Secretaria de Saúde de Maricá.

De acordo com a família da idosa, Alienai D’Ávila, de 79 anos, estava internada na Unidade de Pacientes Grave (UPG) e estava respirando com a ajuda de aparelhos, porém, apresentava um estado de saúde considerado estável pelos médicos.

O neto da idosa, relatou que ficou sabendo da transferência por meio da matéria divulgada pelo LSM. A família foi até a Unidade Pronto Atendimento (UPA) para ver a idosa e ao chegar na Unidade foram informados que ela havia morrido.

“Isso é uma covardia que esse hospital fez, eu fiquei sabendo pelo site do Lei Seca. Tá ai para todos mundo ver, que uma idosa foi transferida para a UPA de Inoã. A minha avó já chegou lá sem vida porque faltou luz no hospital e não tinha gerador de emergência. Minha avó estava respirando a base de aparelhos, olha que absurdo isso. A minha avó morreu por conta desse hospital, porque ela já estava melhorando, o estado dela era estável", disse.

A família contou que o hospital não informou sobre o óbito da idosa e que só ficou sabendo porque os familiares estiveram na UPA.

“O hospital nem teve a capacidade de ligar para avisar, eu fiquei sabendo pelo site, nem para ligar para os familiares. A gente foi lá na UPA e quando chegou lá – disseram que a minha avó estava na UPA – a minha avó já estava morta. A gente ficou sabendo agora, a minha avó morreu de madrugada e agora que a gente ficou sabendo que ela está morta, isso porque, fomos na UPA de Inoã. Isso é uma covardia, uma falta de respeito com o ser humano.”

De acordo com levantamento feito pelo LSM, a queda de energia elétrica no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá, aconteceu por volta de 1h40 da madrugada, após o gerador da unidade de saúde apresentar problemas e não ligar. Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, alguns pacientes precisaram ser transferidos para o UPA de Inoã.

Após a divulgação da matéria, a Secretaria de Saúde de Maricá divulgou uma nota relatando que o problema aconteceu na parte interna do Hospital e por isso o gerador instalado na unidade não pode ser acionado. Ainda de acordo com a nota, a direção do hospital e a secretária de Saúde, Simone Costa, foram para a unidade e as equipes de manutenção elétrica da Prefeitura chegaram por volta de 2h40. Às 4h o fornecimento de energia elétrica foi restaurado.

Sobre a transferência de pacientes, a nota informou que a idosa, que estava internada na Unidade de Pacientes Graves (UPG), foi transferida preventivamente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã. A nota diz que embora o equipamento que a assistia estivesse funcionando normalmente por conta da bateria, a secretaria optou pela transferência como precaução para resguardar o bem-estar.

A Prefeitura finalizou dizendo que nenhum paciente internado no hospital foi exposto a qualquer tipo de risco por conta da interrupção no fornecimento, graças à pronta intervenção da direção e da própria secretaria.

Nas redes sociais, internautas fazem um apelo para que a Secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, seja exonerada do cargo. " Horta, para o bem da população, faça uma intervenção na Saúde de Maricá. Mude a administração. A população irá ficar ao seu lado. Atenda essa pedido", disse um internauta.

A idosa era moradora do bairro de Bambuí, na Região Rural de Maricá, e ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

REPORTAGENS RELACIONADAS

https://leisecamarica.com.br/prefeitura-divulga-nota-sobre-a-falta-de-energia-eletrica-no-hospital-de-marica/
https://leisecamarica.com.br/pacientes-do-hospital-de-marica-sao-transferidos-apos-falta-de-energia-eletrica/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp