20/04/2019 às 13h25min - Atualizada em 21/04/2019 às 20h27min

Maricaenses “malham o Judas” em Praça de São José do Imbassaí

Costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a brincadeira conhecida como “Malhação de Judas” acontece na Semana Santa, especificamente no sábado de Aleluia. Na manhã deste sábado (20), vários bonecos de palha ou de pano, foram vistos pendurados em postes de iluminação pública, praças e galhos de árvores, com sátiras a políticos e pessoas públicas.

Em São José do Imbassaí, um dos bonecos recebeu uma plaquinha de identificação com o nome do ex-Prefeito de Maricá, Washington Quaquá.

Em algumas cidades, os bonecos de Judas são queimados. O boneco seria uma personalização das forças do mal, e queimá-lo seria uma forma de ritual para obter bons resultados, no início e no fim das colheitas.

O boneco de Judas representa o personagem bíblico, Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo com um beijo por 30 moedas. Consumada a traição, arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda.

A brincadeira seria uma maneira dos católicos se vingarem da traição de Judas. Conforme a tradição, antes do boneco morrer enforcado como o traidor, tem que apanhar e ser xingado, por isso o nome "malhação de Judas".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp