29/04/2019 às 13h07min - Atualizada em 29/04/2019 às 13h07min

Lei que cria o sistema de bicicleta de aluguel é aprovada na Câmara de Maricá

A Câmara de Municipal de Maricá aprovou um Projeto Lei (PL) para a criação de um sistema de bicicletas compartilhadas. A PL, que foi aprovada na manhã desta segunda-feira, 29, é de autoria do vereador Fabrício Bittencourt (PDT).

De acordo com o vereador, o uso da bicicleta como meio de transporte incentivará a mobilidade urbana sustentável e aumentará a segurança. Além de trazer benefícios para a saúde do cidadão e para o ambiente, resultando na melhoria da qualidade de vida nas cidades.

O parlamentar também lamentou a falta de incentivo ao uso da bicicleta e das dificuldade e risco enfrentados pelos ciclistas.

“Apesar de bastante difundido, o uso da bicicleta não recebe a atenção devida como modalidade de transporte, fazendo que seu uso seja considerado até mesmo um problema por conta dos constantes atritos entre as bicicletas e outras modalidade de transporte, que dividem o mesmo espaço nas vias urbanas. Atualmente, no país, são pouco mais de 300 km de ciclovias construídas. Em alguns países da comunidade europeia, como a Holanda, há malhas cicloviárias bem mais abrangentes, possibilitando a utilização da bicicleta de maneira ais eficiente e segura nas viagens pendulares urbanas.”

O Projeto de Lei aprovado garante que será criado um espaço urbano com infraestrutura promovendo a mobilidade das bicicletas de forma segura.
A PL agora será entregue para o gabinete do prefeito Fabiano Horta, onde passará pela aprovação antes de ser sancionada.

AS BICICLETAS COMPARTILHADAS
Apelidadas como “vermelhinhas”, as bicicletas serão gratuitas e serão distribuídas em alguns pontos da cidade – em Estações - onde poderão ser emprestadas para a locomoção a curtas distâncias, facilitando a vida dos moradores e visitantes.

Com a implementação, o município de Maricá será a segunda cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter o sistema de bicicletas compartilhadas e uma das primeiras no Brasil a realizar esse serviço de forma gratuita para a população.

BICICLETAS EM OUTROS PAÍSES
Em Dezembro de 2018, o jornalista Romário Barros esteve durante as férias em Miami, nos Estados Unidos e andou nas bicicletas. O sistema era simples. Para quem utiliza o serviço pela primeira vez deve ser feito um breve cadastro no totem da estação de compartilhamento. Todo o sistema de verificação é baseado no cartão de crédito que você irá cadastrar nesse momento. Por isso, sempre que for utilizar o serviço é imprescindível ter o cartão de crédito em mãos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp