17/05/2019 às 13h53min - Atualizada em 17/05/2019 às 13h53min

Maricá terá o primeiro festival de mel nos dias 7 e 8 de dezembro

A sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, que fica em Ubatiba, recebeu cerca de 10 apicultores do município na manhã desta quarta-feira (15/05), para a debater a programação e definir a data do I Festival do Mel de Maricá. O evento, que visa incentivar a produção local e o turismo rural, acontecerá nos dias 07 e 08 de dezembro.

“A ideia é divulgar o mel de Maricá, que é produzido em regiões como a restinga e a mata, além de transformar a cidade na Capital Carioca do Mel. O festival terá exposição e comercialização de produtos derivados do mel, e queremos que todos venham participar, mesmo as pessoas de fora da cidade”, explicou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.

Para discutir os detalhes da organização, a partir de agora, o grupo se reunirá no primeiro sábado de cada mês, na Fazenda Ibiaci (Espraiado), onde também será realizada a festa.

“As reuniões são para quem quer participar das decisões para organização do evento. Estamos fazendo um evento aberto, com a prefeitura coordenando, porém, ouvindo as necessidades e sugestões dos produtores. Para participar como expositor, todos podem procurar a secretaria em sua sede, ou através do telefone (3731-4014). O festival não se restringe ao produtor de Maricá”, destacou o secretário.

No sábado (07/12), a expectativa é de uma programação entre 9h e 22h, com palestras, oficinas e stand para exposição e venda da mercadoria levada pelos produtores (que poderão ser de dentro ou de fora do município) durante o dia, e shows na parte da noite. Para o domingo (08/12), o planejado é um almoço de confraternização, com início às 9h e encerramento às 13h.

De acordo com o apicultor Ronaldo Benício, conhecido como Ronaldo Abelha, o evento é um primeiro passo em direção a valorização e divulgação do seu trabalho.

“Sempre lutei para algo parecido acontecesse, mas nunca havia conseguido chegar em um consenso. Acredito que agora, com o apoio da prefeitura, as coisas vão de fato caminhar. A apicultura é boa para o município, esta iniciativa vai gerar muita renda”.

Também apicultor, Aroldo Queiroz Peçanha falou sobre a importância do incentivo à atividade.

“Acredito que a Festa do Mel vai ajudar a incentivar o consumo do produto, além de mostrar para a população o quanto a abelha é importante para o meio ambiente, e o quanto o mel é rico, podendo ser utilizado de várias formas”, afirmou Aroldo.

Informações

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá

End: Estrada de Ubatiba, s/nº – Ubatiba

Tel: (21) 3731-4014


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp