22/05/2019 às 20h17min - Atualizada em 22/05/2019 às 20h17min

No Dia Internacional da Biodiversidade, alunos de Niterói realizam plantio em Maricá

Nesta quarta-feira (22/05), em que se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade, a Secretaria de Cidade Sustentável recebeu 60 alunos da Atuação Escola Bilíngue, que fica no Fonseca, em Niterói, para uma ação de recuperação ambiental nas margens da Cachoeira do Espraiado.

A iniciativa, com o objetivo de conscientizar os estudantes acerca da importância da preservação do meio ambiente, partiu do próprio colégio, que entrou em contato com o Núcleo de Educação da sede da Unidade de Conservação do Espraiado. 

“Toda semana eles têm pelo menos um tempo de aula dedicado à abordagem de questões relacionadas ao meio ambiente. Como moro em Maricá e já conhecia o trabalho da Prefeitura, principalmente neste ponto de conservação no Espraiado, entrei em contato para trazer as crianças, de forma que eles pudessem participar de uma ação de reflorestamento”, explicou a bióloga Fernanda Vasconcelos, que ministra a disciplina de educação ambiental em Niterói.

Ao todo, 240 alunos de 07 a 10 anos, do 2° ao 5° ano, irão participar da iniciativa, divididos em quatro grupos de 60. 

“Desde que inauguramos a sede da Unidade de Conservação do Espraiado, estamos procurando trazer cada vez mais atrativos para a população. É muito gratificante ver que estamos atraindo crianças de outros municípios, com Maricá se tornando uma referência”, ressaltou o subsecretário da Cidade Sustentável, Guilherme Mota.

De acordo com Guilherme, a área utilizada pelas crianças era um local desgastado e deteriorado pelo uso indevido para práticas religiosas. 

“Conseguimos estabelecer uma parceria com o proprietário, que nos permitiu realizar esta atividade de plantio para recuperação da área verde. Este foi só um primeiro ato, a partir de agora, estamos comprometidos com a manutenção desta área”, afirmou.

Para a aluna Maria Eduarda Bueno (10 anos), que nunca havia vivido uma experiência tão próxima da natureza, o que ficou foi a vontade de repetir. “Achei maravilhoso, queria morar aqui, pena que não posso”, afirmou.

Satisfeita com o plantio, a aluna Laís Brasil Henrique Peixoto (10 anos), lembrou de um passeio realizado para o Parque da Catacumba, que é uma reserva ecológica de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas (Rio de Janeiro).

“Neste outro passeio da escola também teve trilha, mas nós não plantamos nenhuma árvore. Esta parte aqui foi bem legal”, contou Laís.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp