05/06/2019 às 21h48min - Atualizada em 06/06/2019 às 11h06min

Maricá tem o primeiro caso confirmado de gripe H1N1

A secretária municipal de saúde, Drª Simone Costa, atentou a população sobre o reaparecimento do vírus da gripe H1N1 na cidade de Maricá. O alerta foi dito na tarde desta quarta-feira, 5, durante a audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde realizada na Câmara Municipal.

De acordo com a Drª Simone, a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso do vírus H1N1 em Maricá, em 2019 e outros casos estão sendo analisados. “O H1N1 está voltando, nós tivemos um caso confirmado e vários casos em análise. A gente tem que se prevenir, como a gente se preveniu em 2018.”

A secretária chamou a atenção sobre os cuidados preventivos contra o vírus, que antes eram feitos pela população e caíram em desuso. “Todo mundo tinha medo, todo mundo andava de janela aberta, todo mundo usava álcool em gel, e hoje em dia, eu falo que ninguém está se prevenindo em relação ao H1N1”

De acordo com levantamento feito pelo LSM, o Estado já contabiliza 20 mortes causadas por gripe (Influenza) e todas elas confirmadas por infecção ao vírus H1N1 no 2019, tendo a primeira vítima fatal no início de maio.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, os municípios do Rio, São Gonçalo e Nova Iguaçu tiveram duas mortes cada. Os demais óbitos aconteceram em Angra dos Reis, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, São João de Meriti, Petrópolis, Rio Bonito e Rio das Ostras. A prefeitura de Campos dos Goytacases confirmou dois óbitos por H1N1, mas a secretaria de saúde do estado ainda não registrou estes casos.

A injeção é a única forma de se prevenir contra o vírus H1N1 e tem segurança comprovada.

Por não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios. Inicialmente programada para ser encerrada no dia 31 de maio, a campanha foi estendida para o dia 15 de junho. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

Em Maricá, a vacina contra o vírus Influenza (gripe) está sendo aplicada em todos os postos de saúde do município.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp