16/06/2019 às 17h15min - Atualizada em 17/06/2019 às 13h09min

Fotos mostram show dado por baleias jubarte nas águas do litoral de Maricá

Fotos: Alberto Matrilhas

Quem estava ao longo da Praia de Itaipuaçu na tarde deste domingo, 16, pode acompanhar o show de pelo menos duas baleias que apareceram na orla maricaense proporcionando um espetáculo à parte para moradores e turistas. O guia turístico Alberto Matrilhas estava no mar em um bar com turistas e gravou as imagens.

De acordo com Pesquisadores do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), quem estava dando uma volta pela região, eram as baleias Jubartes.

O pico de observação das baleias de Jubarte é normal entre os meses de junho e julho, quando migram da Antártida até o litoral baiano para acasalarem e se reproduzirem. Os pesquisadores alertam aos pescadores que durante a busca de cardumes as baleias podem se aproximar muito da orla. Para que as embarcações evitem colisões, eles pedem para os navegantes da região redobrarem a atenção. Esses animais podem atingir cerca de 15 metros e pesar até 25 toneladas quando adultos. Duas das baleias observadas já são conhecidas dos pesquisadores.

O aparecimento desse tipo de mamífero voltam a ser presenciados no verão, nos meses de dezembro e janeiro quando atravessam a costa do Rio rumam em direção as águas sub-polares e polares.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp