23/06/2019 às 10h21min - Atualizada em 27/06/2019 às 07h44min

Missa de sétimo dia será realizada nesta terça-feira em Maricá

A Família e a Equipe LSM, convidam à todos os amigos para missa de sétimo dia, que será realizada nesta terça-feira, 25, às 8h da manhã, na Igreja Matriz de Nossa do Amparo.

A Família e a Equipe agradecem as inúmeras manifestações de pesar, apoio, carinho e solidariedade de todos aqueles que de alguma maneira participaram da jornada desse grande Jornalista respeitado na cidade de Maricá.

O comunicado da missa de sétimo dia é divulgado antecipadamente por meio de publicação em jornal de grande circulação e aviso afixados em locais frequentados pelo público. No direito litúrgico antigo havia o costume de se celebrar estas Missas no 3.º e no 7.º dia de falecimento das pessoas (além do 30.º dia e do aniversário da morte). Dessas tradições, difundiu-se bem em nosso país a prática da chamada “Missa de Sétimo Dia”, razão pela qual é muito oportuno considerar o significado de todos esses números.

O número 7, por sua vez, guarda relação com o sétimo dia da Criação, quando o Senhor “descansou” de toda a obra que fizera. Trata-se de uma alusão ao “shabat” divino, mais do que apropriada enquanto rezamos pelo “descanso” eterno daqueles que partiram deste mundo. Esse costume, que hoje nos é tão caro, é deveras bastante antigo, pois Santo Ambrósio de Milão o explica, ainda no século IV, durante uma celebração em favor de seu irmão de sangue, São Sátiro, que há pouco havia morrido: Nunc quoniam dies septimo ad sepulcrum redimus, ele diz, qui dies symbolum futuræ quietis est. “Agora voltamos ao sepulcro no sétimo dia, que é símbolo do repouso futuro.”


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp