05/07/2019 às 17h30min - Atualizada em 07/07/2019 às 12h02min

Entrada do Canal da Costa, no Recanto, é aberto em caráter preventivo

A ligação do Canal da Costa com o mar, no Recanto de Itaipuaçu, foi aberta nesta sexta-feira (05/07) em caráter preventivo. A medida foi tomada em razão da previsão de chuva na cidade para as próximas horas.

Máquinas retroescavadeiras da Prefeitura de Maricá, que estavam posicionadas para a intervenção de desvio da embocadura do Canal da Costa junto à praia, realizaram o trabalho diante do aumento das precipitações. Segundo a Somar, o intuito é dar a vazão necessária em caso de aumento no nível do canal.

Também em razão da chuva que chegou com intensidade nesta quinta-feira (4), o início do trabalho de desvio da ligação entre o canal e o mar acabou suspenso e deverá acontecer na próxima semana. O novo traçado deverá ter aproximadamente 30 metros à esquerda da grande rocha fixa na areia. Para isso, algumas pedras menores estão sendo realocadas nas margens do canal para marcar a passagem da água.

A intervenção conta com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Somar, Renato Machado, o novo leito vai manter o canal desassoreado e, com isso, facilitar o acesso dos pescadores artesanais que atuam no local.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp