24/07/2019 às 20h12min - Atualizada em 25/07/2019 às 12h18min

Projetos socioesportivos de Maricá ensinam práticas do 'mundo náutico' na Lagoa do Boqueirão

Os 60 alunos da 5ª edição do Projeto Onda Certa de inverno, que pela primeira vez chega à praia de Ponta Negra, estiveram na sede do Projeto Navegar, no Boqueirão, e participaram de atividades como remo em caiaque e pranchas de stand up. Os alunos puderam fazer gincanas no calçadão, aprender a nadar nas águas calmas da lagoa e, também sobre os esportes que utilizam o remo.

Atualmente, a Defesa Civil de Maricá tem 21 postos e 64 guarda-vidas em seu quadro. De janeiro a junho foram totalizadas 46.462 prevenções, que incluem alertas de perigo, onde o guarda-vidas se dirige a uma situação de risco, orientando crianças, idosos e banhistas sobre os perigos do mar como ondas e correntezas, e somados a isso, ocorrem, nestes seis primeiros meses, 631 socorros.

Rodrigo Copperman, coordenador do projeto ao lado do Major Gilvane Dias, falou sobre a importância desse tipo de ação no município.

“Um dos maiores desastres que temos é o afogamento. Temos 46 quilômetros de orla em Maricá e é isso que torna o Onda Certa tão importante, pois aqui recebemos as crianças e jovens de férias e os visitantes, também”, disse Copperman.

A professora de remo do Projeto Navegar, Carolina Alves, falou sobre a parceria que proporciona para as crianças e adolescentes a iniciação nos esportes de mar.

“Essa é a terceira vez. Aqui os alunos podem ter a vivência prática das embarcações com o K1 e a vela optmist, trazendo para a gente a experiência deles com o mar, fazendo essa troca”, pontou a especialista.

Carolina ainda falou sobre a experiência dos alunos com o remo. “Eles saem daqui apaixonados pelo remo e muitos retornam para se inscrever no Navegar”, finalizou.

Fonte: O São Gonçalo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp