27/07/2019 às 20h25min - Atualizada em 30/07/2019 às 11h38min

Alunos de projeto de escola municipal conquistam medalhas de bronze em competição mundial de karatê na Eslováquia

Com a participação de mais de 70 países, atletas de Maricá conquistaram duas medalhas de bronze no 8° Campeonato Mundial de Karatê Interestilos (WUKF, na sigla em inglês), que aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho, na cidade de Bratislava, Eslováquia. A participação na competição contou com o ‘auxílio-atleta’ numa parceria entre as secretarias de Educação e Esporte e Lazer.

O prefeito Fabiano Horta recebeu no gabinete, nesta sexta-feira (26/07) os atletas que representaram Maricá e o Brasil. “Para além das medalhas que eles conquistaram o que vale é a formação cidadã que cada um recebeu nessa experiência única de poder ir a Europa, conhecer outros países e novas culturas. Isso é educação e esporte colaborando na formação do indivíduo”, destacou o prefeito.

A comitiva incluiu Frederick Montilha, de 13 anos, Jhonata Pereira, de 13 anos, David Travassos, de oito anos, Ana Beatriz Brites, de oito anos, Wesley Santana, 12 anos e a Sensei Renata Rocha, de 26 anos, que participaram do campeonato.

Além do gabinete do prefeito, todos visitaram as secretarias de Administração e Controladoria. Eles fazem parte do projeto da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, no bairro Boqueirão, que, além de alunos e ex-alunos da própria unidade, atende também outras escolas no contraturno, como CEM Joana Benedicta Rangel, e E. M. Vereador João da Silva Bezerra.

As medalhas de bronze foram conquistadas pelos alunos: David Travassos, com 3º lugar no Kata-Forma (luta imaginária), na categoria masculina branca a laranja – children B) e Ana Beatriz Brites, com também o terceiro lugar no Kumite-luta – na modalidade feminina branca a laranja – children C – peso absoluto. O campeonato contou com atletas da Itália, Áustria, Alemanha, França, Japão, Portugal, Inglaterra, Hungria, Irlanda, Romênia e a anfitriã Eslováquia, dentre outros.

Ana Beatriz Brites, de oito anos, considerou a competição um grande treino. “Fiz como se estivesse com minha sensei lá na escola. Foi difícil, mas não me assustei”, ressaltou a atleta medalha de bronze. Já para o outro medalhista David Travassos, de oito anos, a competição foi ótima por permitir conhecer outros países. “Foi emocionante ganhar a medalha e também conhecer tantos lugares bonitos”, ressaltou.

Paula Caetano, de 35 anos, mãe de Jhonata Pereira, de 13 anos, ressaltou o quanto o esporte proporciona ao seu filho experiências de vida únicas. “No começo, ele não sabia por qual esporte competir até conhecer o karatê, resolver praticar e entregar sua alma. A cada dia ele melhora mais e só aumenta meu orgulho porque, por meio do esporte, ele está tendo oportunidades na vida que não teria se não fosse por esse projeto”, ressaltou a mãe.

A responsável pelo treinamento dos atletas no projeto é a sensei Renata Rocha. “São medalhas de bronze que possuem valor de ouro. Temos que reconhecer que estamos num país com fuso horário e clima totalmente diferentes e que os participantes eram de alto nível de rendimento. Foi um campeonato muito difícil”, destacou. Para a técnica, o segredo do sucesso dos atletas maricaenses é foco e determinação. “Eles treinaram de segunda a segunda. Um ajudando ao outro na superação de resultados diários e isso fez com que pudéssemos competir com um grupo bem forte”, ressaltou a treinadora.

Renata salientou ainda a possibilidade do intercâmbio cultural proporcionado pela viagem. “Além da Eslováquia, os alunos visitaram a Áustria e a Alemanha. É uma experiência muito valiosa para muitos alunos que nunca atravessaram a ponte Rio-Niterói. Imagine atravessar o continente”, explanou. A sensei relembrou ainda sua trajetória no esporte. “Trabalhei muito para chegar onde cheguei, mas para isso contei com a colaboração de muita gente. E hoje, continuo nessa batalha porque acredito no poder transformador do esporte”, explicou.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, é um orgulho enorme fazer parte dessa parceria que é muito importante para as crianças e jovens do município. “Estamos investindo na formação de atletas e de cidadãos. E isso é uma conquista que está dando muitos frutos. Nada paga ver o sorriso de uma criança com uma medalha na mão”, frisou o secretário, acrescentando que o objetivo da secretaria é investir em diversas modalidades distintas visando a formação do cidadão. “Buscamos apoiar o máximo de modalidades possíveis. No início de agosto, teremos quatro atletas da cidade que participarão do Pan-Americano pela Seleção Brasileira de Tiro com Arco, em Lima, no Peru e isso é motivo de muita satisfação”, destacou.

Iniciado em 2013, o projeto desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais, desempenhando um papel de transformação social, em parceria com a secretaria de Esporte e Lazer, por meio do Maricá + Esporte. Atualmente, cerca de 200 alunos são assistidos com atividades gratuitas como karatê, ginástica rítmica e aulas de ritmos, oferecidas gratuitamente pela escola Maurício Antunes de Carvalho para públicos de diversas idades, inclusive com aulas de karatê e ritmos para adultos, no turno da noite.

Dentre as diversas conquistas do projeto cabe citar a conquista, em 2016, na Irlanda, do 3º lugar com o aluno Luiz Henrique e do 5º lugar no kata com a atleta Rayanne Sales no Campeonato Mundial de karatê; em 2017, 20 medalhas e um troféu de 1º lugar no kata em equipe no Campeonato Sul-americano de Karatê, na Argentina; em 2018, seis atletas participaram do 7th Campeonato Mundial de Karatê, com a sensei Renata Rocha campeã na Luta (Kumite) e Wesley Santana, campeão na forma (Kata) e ainda, em 2018, em junho, os karatecas da escola estiveram no Mundial de Dundee, na Escócia, e conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e outras duas de bronze.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp