31/07/2019 às 13h29min - Atualizada em 01/08/2019 às 11h39min

Quiche de peixe vence concurso de melhor receita entre merendeiras de escolas municipais

A Quiche de Peixe elaborada pela equipe do CAIC Elomir Silva, de São José do Imbassaí, foi a grande vencedora do 2° Concurso Melhores Receitas das Merendeiras, que reuniu 64 pratos de escolas municipais, todos tendo o peixe como elemento central. A final aconteceu na tarde de segunda-feira (29/07), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro. Promovido pela Coordenação de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, o concurso buscou valorizar o trabalho dos pescadores artesanais, uma atividade tradicional na cidade, além de introduzir uma alimentação saudável com produtos locais para os 23 mil alunos da rede pública municipal.

Alegre com o resultado estava a equipe do CAIC, que torceu muito até o anúncio do resultado. Representando as merendeiras da escola, Catiene de Oliveira, de 42 anos, não conteve a emoção ao saber que sua quiche tinha conquistado tanto o júri formado por seis nutricionistas e quatro chefs. “Nós trabalhamos em conjunto e conseguimos a vitória. Vamos ter nossa receita em todas as escolas de Maricá, estamos muito felizes”, comemorou ela, que venceu na final as receitas Delícia de Peixe (E.M. São Bento da Lagoa), Risoto de Peixe (E.M. Antônio Lopes de Fontoura), Filé de Peixe ao molho branco com cenoura e couve-flor (Em. Bemvindo Taques Horta) e Escondidinho de peixe com aipim (E.M. Mauricio Antunes de Carvalho).

Os critérios de julgamento foram Apresentação, Criatividade, Presença do vegetal e Inovação (características gerais) e Cor, Textura, Aroma e Sabor (características sensoriais). As receitas eram dos mais variados tipos, como o Escondidinho de peixe com vagem e abóbora, Lasanha de Couve-flor ao molho de Merluza, Peixe à parmegiana com brócolis, Fricassé de peixe, e Panqueca de espinafre com peixe ao molho sugo. A escolha da espécie de peixe usada em cada receita era livre.

“Fizemos um concurso em 2016 com o frango e as receitas vencedoras foram incorporadas ao cardápio escolar. Este ano, os alunos escolheram uma receita com peixe e os pratos escolhidos hoje vão também, compor o cardápio escolar e favorecer uma alimentação mais saudável, nutritiva e que agrade o paladar dos estudantes”, explicou a coordenadora e responsável técnica, Lourice Bittencourt.

Chefs em Maricá, Carlos Silva, que já foi aluno da rede municipal e hoje é formado em Gastronomia, e Marcello Perrone, que há 8 anos dirige uma pizzaria no Centro da cidade, festejaram a iniciativa. “Sou advogado, mas amo gastronomia e recebi com maior orgulho o convite para participar deste projeto aqui em Maricá, prestigiando as merendeiras da rede escolar da qual já pertenci. Os pratos estão ótimos”, disse Carlos.

“Quando a Prefeitura promove eventos deste tipo, só nos faz ter certeza de que é um passo importante para valorizar as cozinheiras da rede municipal, que são mais do que merendeiras; elas alimentam os nossos alunos e aluno bem alimentado aprende mais e se desenvolve melhor”, disse Marcello.

“Nossa alimentação escolar tem gêneros da agricultura familiar, utilizando mais do que 30% comprando deles e isso é uma forma de valorizar, também, o trabalho desses profissionais. Maricá também tem um litoral imenso e promover este tipo de atividade incentiva que os pescadores forneçam os melhores peixes para as nossas escolas”, explicou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, antes de se dirigir às finalistas com uma mensagem de motivação. “O que vocês estão vivendo hoje pode ser só o início de uma vida inteira de estudos. Amanhã podem se tornar profissionais da gastronomia e para isso podem contar com o Passaporte Universitário que tem esse curso disponível em nossa grade”, finalizou.

As finalistas receberam como prêmio um prato pintado à mão, produzido pela artesã Tatiana Castelo Branco, com desenhos inspirados no item principal da receita. “O desenho foi feito pegando como elemento principal o peixe e as mulheres que fazem este trabalho tão importante nas escolas”, explicou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp