01/08/2019 às 11h32min - Atualizada em 02/08/2019 às 12h01min

MARICÁ TERÁ CAMINHÃO PARA EXAMES DE IMAGEM

O anuncio foi feito pela secretária de Saúde, Simone Costa, que informou que o objetivo desta ação é a redução da fila dos exames, principalmente de regiões mais afastadas da cidade. O processo está em andamento e ainda não há uma data para sua implantação.

A realização dos exames obedecerá a central de regulação, não serão com pedidos diretos, aqueles que o paciente leva o pedido e realiza o exame, mas os que estão regulados e com protocolos.

“Esse caminhão ficará nos bairros, facilitando o deslocamento dos moradores e agilizando o processo. Em cada localidade será obedecida a ordem da central de regulação. Se o caminhão estiver no bairro ‘X’, as pessoas deste bairro que já estão na fila de espera, aguardando pelo exame, serão atendidas”, disse a secretária.

A expectativa é que o caminhão fique uma semana em cada localidade. Para a realização do exame, além de estar na fila de regulação, será preciso apresentar comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária destaca ainda a importância da prevenção do câncer de mama do diagnóstico precoce. “A doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. Queremos alertar a todos, tanto homens quanto mulheres, sobre a necessidade de realizar exames periódicos para facilitar o diagnóstico precoce e aumentar a chance de cura”.

A recomendação do Ministério da Saúde, assim como da Organização Mundial da Saúde e a de outros países, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas), em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos, destacando que o SUS oferece o exame para mulheres de todas as idades, desde que haja indicação médica.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp