01/08/2019 às 20h53min - Atualizada em 01/08/2019 às 21h29min

Orlas do Parque Nanci e de Guaratiba têm obras avançadas e já atraem público

A aposta da Prefeitura no resgate de espaços públicos de convivência vai ganhar dois novos reforços em breve. As obras das orlas dos bairros Parque Nanci e Guaratiba registraram avanços significativos desde que começaram quase simultaneamente, em abril. Em ambas – além dos aparelhos de ginástica e brinquedos infantis, da acessibilidade, iluminação e espaços para futebol e outros esportes – haverá uma faixa de areia para a prática de esportes, a exemplo do que foi feito em Araçatiba, nas Amendoeiras (São José do Imbassaí) e na Orla Zé Garoto (Boqueirão).

No Parque Nanci, a urbanização inclui a drenagem e pavimentação de parte da Avenida dos Pombos (que foi recentemente asfaltada na margem oposta do canal que corta o bairro). A parte final da tubulação será finalizada nos próximos dias e, em seguida, será feito o asfaltamento de toda a via, incluindo o trecho em frente à nova orla, que tem ainda recuos para estacionamento. Nos próximos meses deverá ser feita uma interligação do local à orla da Rua Vereador Aluísio Rangel de Freitas, em Itapeba, local mais conhecido como “João Português”.

Nos dois locais, tanto a implantação da faixa de areia quanto a retirada do material estão amparadas por autorizações devidamente emitidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para o município. O instituto autorizou a Prefeitura a utilizar a areia retirada no trabalho de desassoreamento da desembocadura do Canal da Costa na construção dessas áreas de convivência.

Mesmo antes da conclusão, os moradores já usufruem do espaço. O pequeno João Pedro, de apenas 4 anos, levou sua pá-mecânica de brinquedo para o local. “Já dá para usar”, garante o pai do menino, o vendedor Wilson Amaro do Nascimento, de 33 anos. Ele veio há seis meses da Paraíba com a família e disse estar encantado com a cidade. “É muito linda e esse espaço aqui vai ser ótimo pra o lazer de todo mundo”, acredita ele, que mora na Rua dos Flamingos e  estava também com a filha mais velha, que parecia ansiosa para aproveitar. “Quero andar de bicicleta, quero passear muito aqui”, afirmou Ana Carolina, de 9 anos.

No bairro da região litorânea de Maricá, a antiga Praça dos Pescadores também passa por uma ampla reforma desde abril. Além de todos os itens de outros locais e a parte de areia à beira da lagoa (separada do espelho d’água por pedras), a área terá ainda um campo gramado de futebol, onde as placas de grama já estão sendo colocadas. Os canteiros das árvores preservadas já são utilizados por moradores para curtir a sombra.

“Está ficando muito bonito. Vai ser bom mesmo quando instalares os brinquedos das crianças, porque a gente tem de levar elas até a Barra ou Araçatiba para elas brincarem. Agora não vai precisar mais”, disse o aposentado Jamilton da Silva Souza, de 55 anos, que saiu de Itaboraí há três anos e para morar em Guaratiba. “Meus parentes da Baixada Fluminense ficam encantados quando vêm aqui”, revelou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp