02/08/2019 às 13h36min - Atualizada em 03/08/2019 às 10h46min

Abertas inscrições do Mumbuca Futuro para alunos do 9º ano da rede municipal

Cerca de mil alunos do 9º ano da rede municipal de ensino de Maricá que residam na cidade têm oportunidade de participar do Programa Mumbuca Futuro, iniciativa das secretarias de Economia Solidária e de Educação. As inscrições já estão abertas e os estudantes terão aulas, a partir do dia 08/08, de economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo.

O programa prevê dois benefícios: 50 Mumbucas (equivalente a R$ 50) por mês, para ajudar na compra de livros e material escolar, condicionados a 75% de frequência nas aulas do programa e nas aulas regulares e o depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, condicionados à aprovação escolar.

Esse último benefício só poderá ser utilizado para custear o ensino universitário ou para a implantação do próprio negócio. O programa teve início em 2018 por meio de uma proposta experimental com as turmas de 6º ano para avaliar a aceitação da metodologia aplicada sem o pagamento de benefício.

Este ano serão atendidas as turmas do 9º ano regular, somente de rede municipal de ensino. E para o próximo ano, o programa será estendido para beneficiar alunos a partir do 6º ano. Importante destacar que o depósito anual é em reais e não em Mumbucas pela possibilidade de o futuro empreendedor adquirir produtos ou serviços fora da cidade.

Os interessados podem se inscrever até o dia 20/08 na sede da Secretaria de Economia Solidária (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro – em frente à Escola Estadual Elisiário Matta), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

É necessária a presença do responsável legal com os seguintes documentos (cópia e original): CPF do aluno e do responsável; RG ou certidão de nascimento do aluno; declaração escolar atualizada com o número da matrícula; documento de identificação com foto do responsável (RG, carteira de motorista, CTPS, passaporte) e comprovante de residência atualizado (conta luz, água ou telefone fixo). Não é necessária a presença do aluno no momento do cadastro.

“Os jovens saem da escola com poucas perspectivas de emprego. E muitos ainda desistem de estudar. Não sabem se terão chances de cursar uma faculdade. Buscamos capacita-los, dando-lhes oportunidades para construirmos uma cidade cada vez mais justa e solidária, preocupada com seus moradores, gerando renda e emprego”, analisa o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan. “A bolsa contribui para evitar a evasão escolar e o incentiva a concluir o ensino fundamental e médio”, acrescenta.

“Buscamos estabelecer condições para que os nossos adolescentes e jovens munícipes tenham o direito de sonhar com o futuro desenvolvido de forma criativa, com qualidade e comprometido com o profissional”, afirma a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa.

“Faremos um lançamento oficial do programa no dia 10/08, às 10h, no CEM Joana Benedicta Rangel, e lá também teremos uma equipe de plantão para atender aqueles pais que não podem se inscrever durante a semana”, ressalta Diego, lembrando que algumas unidades já tiveram ações de cadastro entre os dias 23 a 26 de julho.

Com carga horária de quatro horas, sendo uma aula por semana, no contra turno escolar, às quintas-feiras ou sextas-feiras, o curso será realizado na própria unidade em que o aluno estuda, exceto para as escolas João Monteiro e Antônio Lopes da Fontoura.

Nesse caso, os estudantes da E.M. João Monteiro farão o curso na Casa de Cultura de Direitos de Itaipuaçu e os da E. M. Antônio Lopes da Fontoura na Biblioteca do Cine Henfil. Serão abordados temas como agroecologia, soberania alimentar, comércio justo, consumo responsável, finanças solidárias e empreendimentos com os princípios em economia solidária.

Para o pagamento do benefício, é necessária a abertura de conta no Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), em nome do aluno. O depósito das 50 Mumbucas será sempre no quinto dia útil do mês, a partir de outubro. São quatro agências: no Centro (Rua Pereira Neves, 30); em Inoã (Rodovia Amaral Peixoto km 15); em Cordeirinho (Avenida Maysa esquina com a Rua 80) e em Itaipuaçu (Avenida Zumbi dos Palmares loja 3 – Barroco).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp