23/08/2019 às 07h44min - Atualizada em 23/08/2019 às 14h30min

Workshop traça novos rumos para implantação do Parque Tecnológico de Maricá

Comandado pelo presidente Executivo da La Salle Technova Barcelona, Josep Piqué, o workshop que aconteceu nessa quinta-feira (22/08) na Faculdade de Maricá, além de apresentar o projeto do Parque Tecnológico municipal, também mapeou as funções de cada entidade presente no evento (universidades, institutos de pesquisa, empresas e etc.) dentro do processo de formulação do Distrito de Inovação em Maricá.

“Precisamos saber quais atividades cada um aqui desempenha, para alinhar nossas capacidades e saber como poderá contribuir para o parque. Nosso desafio é trabalharmos juntos e alinhados”, disse Piqué, aproveitando para passar a experiência obtida na implantação do Distrito de Inovação 22@, que fica em Barcelona. O distrito, que teve início no ano 2000, está transformando duzentos hectares de área industrial, no bairro de Poblenou, em um distrito inovador que oferece espaços para a concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento.

De acordo com o superintendente do Parque Tecnológico de Maricá, Tiago de Paula, o próximo passo será a assinatura de um pacto com todas estas instituições. “Hoje estamos articulando quais serão as ações efetivas de cada um, para em dezembro assinar um pacto pela inovação, para o desenvolvimento de toda a estrutura do Parque Tecnológico”, revelou Tiago, ressaltando que em março de 2020 será realizado o primeiro seminário internacional de Inovação em Maricá.

Para o Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, o Parque Tecnológico representa mais que um projeto, é um programa. “Precisamos deste investimento em inovação, é desta forma que vamos mudar o sentido da economia no município, no estado e no país”, afirmou José Orlando.

Outro parceiro de Maricá é o Parque Tecnológico São José dos Campos, que tem um contrato assinado para estruturação e implantação de infraestrutura de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia na cidade.

“É uma grande honra para nós participar deste projeto que se propõe a desenvolver a inovação. Há cerca de um ano e meio o pessoal de Maricá nos visitou em São José dos Campos, e neste encontro a gente percebeu que tínhamos muitas ideias em comum, que acabaram nos associando neste empreendimento. Quero parabenizar a administração municipal por tomar esta iniciativa e encarar este desafio, porque o ambiente de inovação é crucial no nosso país”, finalizou o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Marco Antônio Raupp.

O Parque Tecnológico de Maricá terá parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), referência em transferência de tecnologia para o setor produtivo e com forte atuação na área de petróleo e gás, que será um dos principais setores de atuação do novo parque.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp