27/10/2012 às 12h00min - Atualizada em 27/10/2012 às 12h00min

Celulares do Rio de Janeiro terão nono digito em janeiro de 2014

(Foto :: Reprodução | Internet)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última quinta-feira (25) o cronograma de implantação do nono dígito nos números de celulares de todo o País.

Para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo (DDDs 21, 22, 24, 27 e 28), a adoção do nono dígito será concluída até janeiro de 2014.

O relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, explicou que a divisão do cronograma em várias etapas tem como objetivo garantir a segurança do processo. Segundo ele, não haverá mudanças de numeração no período dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

A inclusão do nono dígito nos números de celulares já foi adotada no fim de julho na região com código de área 11, que abrange 64 municípios de São Paulo, inclusive a capital. Segundo a Anatel, a medida vai aumentar a capacidade de numeração de 44 milhões para 90 milhões na região.
De acordo com Zerbone, não há risco de escassez de números nos outros estados e a mudança será feita em todo o país para padronizar a numeração.

Dúvidas
A inclusão de mais um dígito vai permitir o uso de numerações atualmente iniciadas por 2, 3, 4 e 5, que hoje só são utilizadas na telefonia fixa. Nesta etapa, todos os números de celulares vão receber o dígito 9, mas a Anatel estuda se, esgotada a capacidade novamente, precisará inserir outro número inicial.

                                                                                                             
As informações são do Portal Brasil

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp