29/08/2019 às 14h09min - Atualizada em 29/08/2019 às 18h17min

Chegam as primeiras estacas-prancha da obra de contenção contra ressacas na Orla de Itaipuaçu

As primeiras estacas-prancha para a obra da estrutura de contenção contra ressacas na Orla de Itaipuaçu, chegaram na manhã desta quinta-feira, 29. O material será usado para proteger o trecho urbanizado.

As estacas-prancha tem 12 metros e para aquisição do material foram gastos cerca de R$70 milhões. A obra tem previsão de ficar pronta em 140 dias, os funcionários da Autarquia Serviços de Obras (SOMAR) irão instalar 30 metros do material na Orla por dia.

As estacas-prancha são cortinas de contenção formadas por perfis metálicos que serão cravados a profundidade de até 12 metros, onde a faixa de areia é pequena. As estacas-prancha formam uma contenção impermeável e serão essenciais para proteger o calçadão e a pavimentação das movimentações da maré que podem ocasionar em grandes ressacas.

De acordo com o Presidente da SOMAR, Renato Machado, as estacas-pranchas são utilizadas em obras deste tipo no mundo inteiro e o material foi escolhido, após estudos dos impactos das marés.

A utilização desse material oferece vantagens quanto aos outros, já que o processo não agride ao meio ambiente.

A obra de urbanização da Orla de Itaipuaçu compreende uma via principal de 8 metros de largura, sendo o calçadão com 4,5 metros e uma ciclovia de 2,30 metros de largura.

O processo de instalação das estacas-pranchas podem ocasionar em fechamento temporários de uma das faixas da pista. A recomendação é que os moradores de Itaipuaçu tenham cuidado ao trafegar pelo trecho.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp