09/09/2019 às 07h07min - Atualizada em 09/09/2019 às 07h07min

Maricá se destaca no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto :: Maricá Drone - Divulgação

O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, válido entre os anos de 2019 e 2021. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Maricá se destacou novamente, se classificando no grupo C do mapa.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de "A" a "E". Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

Para a categorização é necessário a quantidade de estabelecimentos de hospedagem; quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagens; quantidade estimada de visitantes domésticos e internacionais; e a arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

O novo mapa adotou outros critérios obrigatórios para a participação na plataforma: orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo.

Na categoria A foram mantidos os municípios de Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Macaé, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro. Itatiaia foi o único excluído da categoria.

Na categoria B estão Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Resende, Rio das Ostras, Saquarema, São João de Meriti, Teresópolis, Valença e Volta Redonda.

Na categoria C foram mantidos Barra Mansa, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Magé, Maricá, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Piraí, Rio Bonito, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Pedro da Aldeia, Três Rio e Vassouras. Foram incluídos Paracambi, Porciúncula e São Gonçalo.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp