24/09/2019 às 10h46min - Atualizada em 27/09/2019 às 12h28min

Câmara entrega moções em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Foto: Pery Salgado

Moções em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foram entregues, após a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maricá, nesta segunda-feira, 23. As Moções de Aplausos e Congratulações foram dadas á pessoas diretamente envolvidas em trabalhos com pessoas com deficiências (PCDs) e pessoas com necessidades especiais (PNEs), em Maricá.

Os homenageados foram a Sra. Ana Maria pacheco, pedagoga, que se tornou dona de casa por opção para dar maior atenção e cuidado que seu filho Júnior, com paralisia cerebral.

Sr. Luiz Otávio Scanferla Siqueira, educador musical e mediador escolar, reside há 6 anos em Maricá. Trabalha desde 2014 com educação infantil, inclusiva e especial. Devido a percepção da evolução dos alunos com necessidades educativas especiais ao entrarem em contato com os diversos benefícios da musicalização, resolveu trazer sua metodologia de ensino para o município onde reside, Maricá.

Sra. Adriana Salles, mãe de Luan Victor, um jovem extremamente inteligente e autista, além de judoca, karateca e escoteiro sênior/pioneiro. Adriana foi conselheira do COMDEF por dois mandatos, sempre lutando em prol dos direitos das pessoas com deficiência.

Sra. Elaine Alves Teixeira, psicóloga, apresentou quadro de distonia muscular diagnosticado em 2008 e é voluntária do Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR) desde 2007, onde foi presidente duas vezes, sendo que em 2014/16 cumpriu a vacância da antiga presidência, tornando-se eleita para gestão do triênio 2016/2018.

Sra. Sheyla Azevedo Pereira, que é coordenadora do SAREM desde janeiro de 2009. Sheyla trouxe sua experiência anterior em empregos de Reabilitação por 2 anos na APAE-Rio e 6 anos na Pestalozzi Maricá.

Sr. Ayrton de Oliveira Becalle, que é morador de Maricá há 25 anos, sempre atuou em prol das pessoas com deficiência. Iniciou com atividades culturais voltada para crianças. Foi membro do COMDEF, onde desenvolveu projetos e atuações para beneficiar as pessoas com deficiência. Possui um programa de web tv chamado "Caminhos da diversidade", que está virando um canal no YouTube, falando sobre a pessoa com deficiência com sexualidade, socialização, novidades tecnológicas, novidades médicas, legislação, ou seja, é um programa informativo e educativo para pessoas com deficiência.

Sra. Alessandra Moraes Cattani, mãe da autista Maria Flor, ajuda voluntariamente as pessoas com deficiência com medicamentos e alimentação.

Sensei Carlos Diego Camacho e Sensei Carlos Matheus Camacho, que são integrantes da Equipe Camacho de Judô, com especialidade em pessoas com deficiência. A prática de esporte é uma forma para que as pessoas com deficiência se redescobrirem na vida de um aspecto amplo. Previne as enfermidades secundárias à deficiência e ainda promove a integração social, levando o indivíduo a descobrir que é possível, apesar das limitações físicas, ter uma vida normal e saudável.

Srta. Isabelle Macedo, karateca e judoca, medalhista em vários campeonatos, inclusive mundiais, integrante da Equipe Camacho com especialidade em pessoas com deficiência.

Sr. Cristiano Vasconcellos, começou a atuar em prol das pessoas com deficiência em Maricá no ano de 2009, estando como presidente do primeiro movimento da pessoa com deficiência. Em 2014 ajudou a fundar o COMDEF, sendo o primeiro cadeirante do conselho.

Sra. Helen Silvia Ribeiro de Azevedo , vice-presidente do COMDEF, atua em prol das pessoas com deficiência há 20 anos.Em 2007 ministrou o primeiro curso de Inclusão Educacional em Maricá, para rede de Educação, com duração de 150 h na E.M. Joana Benedicta Rangel. Em 2010 foi convidada para implantar as Salas de Recursos em Maricá, sendo coordenadora do Atendimento Educacional

Sra. Lusmar de Moraes, que atua no Capsi como enfermeira, fazendo vários trabalhos sociais voltadas a pessoas com deficiência.


Sra. Monica Baptista, que é psicóloga, e conselheira do COMDEF, pela sociedade civil. Sua luta, é para que as pessoas com deficiência tenham uma melhor qualidade de vida e que se rompa o preconceito, estando sempre voltada para a inclusão social.

Sra. Neuzânia Casagrande, que é funcionária da secretaria de educação de Maricá. Seu trabalho é voltado para a inclusão de alunos com deficiência em Maricá. possibilitando o aprimoramento da independência reforçando sua socialização, responsabilidade, e conceito de cooperativismo.

Além destas pessoas ligadas aos trabalhos com PCDs e PNEs, também foi agraciado o Sargento Wagner de Souza Carvalho da 6ª Cia do 12º BPM, lotado em Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp