08/10/2019 às 07h00min - Atualizada em 08/10/2019 às 07h00min

Maricá: Escolas estaduais terão psicólogos a partir do próximo ano letivo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), definiu que, a partir do ano letivo de 2020, a rede estadual de ensino contará com um psicólogo por escola. Atualmente, a Secretária de educação de Maricá realiza esse atendimento com poucos profissionais, não conseguindo atender todas as escolas da cidade.

Todas as 1.222 escolas do Rio de Janeiro terão um profissional para dar suporte aos estudantes e professores que necessitem de apoio psicológico.

Atualmente, um total de oito profissionais atendem às escolas do estado sendo assim a grande maioria não recebe esse atendimento. A partir de 2020 haverá a contratação de mais de mil especialistas para a função.

– Verificamos a importância e necessidade desses profissionais atuando nas escolas. Esses especialistas atuarão de diversas maneiras. Farão atendimento e acompanhamento de alunos e professores, terão a capacidade de identificar e avaliar casos de depressão e ansiedade e outros. Além disso, também poderão realizar palestras de prevenção nas unidades de ensino – disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Maricá registrou desde março do ano anterior, ao menos três casos de suicídio envolvendo jovens e em todos os casos, os jovens apresentavam indícios de depressão mas não recebiam um auxílio correto.

Os psicólogos estarão disponíveis para atender os alunos diariamente nas escolas, para os jovens com problemas emocionais como depressão, ansiedade.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp