19/10/2019 às 11h16min - Atualizada em 21/10/2019 às 12h28min

Projeto 'Tô na Praia' promove acessibilidade nas praias de Maricá

A Defesa Civil de Maricá lança o projeto ‘Tô na Praia’, com o objetivo de garantir acessibilidade para deficientes e portadores de necessidades especiais no próximo dia 27 de outubro.

A primeira praia a receber o projeto, que ainda está em fase de testes, será a praia de Ponta Negra. De acordo com o secretário de Defesa Civil, Dr. Luiz Carlos dos Santos, guarda-vidas foram capacitados para que todos os usuários tenham um lazer seguro.

“Devido as características do mar de Maricá, iremos começar por Ponta Negra, onde cadeiras anfíbias foram adquiridas, além de capacitarmos nossos guarda-vidas, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF). Fizemos treinamentos para que os usuários entrem no mar com segurança”, explicou o secretário.


O planejamento prevê o auxílio de equipes a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, durante os domingos e poderá ser ampliado.

“O teste foi sensacional, uma grande alegria. A maior adesão foram de jovens com transtornos mentais que apresentam dificuldades na locomoção. Pais se emocionaram ao ver a alegria dos filhos”, revela Dr. Luiz Carlos.

Maria Inês dos Santos de Oliveira, de 45 anos, está entre os participantes e fala da emoção de poder se banhar no mar.

“Seria maravilhoso! Hoje eu não tenho chance alguma de ir à praia e até mesmo a locais simples, devido a falta de acessibilidade”, lamenta.

Duas cadeiras anfíbias e tenda foram adquiridas para garantir aos frequentadores ainda mais qualidade no banho assistido.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp