Prefeito admite dar R$ 3 milhões à escola; mais do que gastou com Turismo em 2012.
Se a negociação entre Maricá e a escola de Duque de Caxias vingar, estima-se que o patrocínio final chegará à casa dos R$ 5 milhões. O valor cobriria todo o orçamento gasto pelo município em 2012 com a Secretaria de Turismo e Lazer ou ainda poderia aumentar em 1.000% o que foi disponibilizado para a Secretaria de Cultura, que gastou, em todo 2012, apenas R$ 380.657,98, segunda dados do portal de transparência da prefeitura.
Em nota, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), disse que “acredita que o investimento no carnaval não é excludente em relação ao que já está previsto e sendo executado, não só na pasta de Turismo e Lazer como em todas as outras”. E afirmou ainda que o objetivo, ao patrocinar a Grande Rio, é alavancar a imagem da cidade e o “seu enorme potencial turístico no Brasil e no exterior”.
Em 2012, o orçamento da Secretaria de Turismo e Lazer foi de R$ 3,094 milhões e proporcionou a realização de shows e eventos durante todo ano em Maricá. Só no carnaval local foram 67 shows — entre eles, o de Neguinho da Beija-Flor — distribuídos por 17 palcos.
O patrocínio de um município, estado ou até um país não é novidade no mundo do samba. No carnaval que se encerrou, a Estação Primeira de Mangueira levou à avenida o enredo sobre Cuiabá. A Unidos da Tijuca falou sobre a Alemanha e a Inocentes de Belford Roxo sobre a Coreia do Sul. A própria Grande Rio apresentou um enredo patrocinado sobre royalties do petróleo.
Em 1995, a Imperatriz Leopoldinense foi a primeira a garantir o título com enredo sobre o Ceará. — Ainda não estamos certos, mas estamos negociando. Existem grandes chances de Maricá ser o enredo — afirmou na quarta-feira o presidente da Grande Rio.