27/01/2020 às 19h23min - Atualizada em 28/01/2020 às 09h21min

Prefeitura emite nota após moradores denunciarem acúmulo de lixo em ruas de Ubatiba

LSM - Após matéria publicada pelo LSM sobre um protesto, que aconteceu na noite deste domingo, 26, na Avenida José Caetano Horta Jr contra o acúmulo de lixo nas ruas no bairro de Ubatiba, a Prefeitura através da Somar (Autarquia de Serviços de Obras de Maricá) enviou esquipes da conservação para realizar uma ação de limpeza na via, além de esclarecer o contexto da situação.

De acordo com Bruno Rodrigues, Diretor de Coletas, Resíduos e Varrição da Somar, o acúmulo de lixo na Avenida José Caetano Horta Jr se deu por conta de um descarte irregular de lixo como móveis, entulhos de obras, animais mortos, troncos de árvores e outros resíduos, e não por uma manifestação de moradores. No local, foram encontrados troncos de árvores grandes e pesados, que segundo Bruno, seria muito difícil para um morador conseguir mover para jogar na rua. Possivelmente, o material foi descartado por um caminhão.

A avenida do suposto protesto é um acesso secundário ao bairro de Ubatiba e não possui moradias por perto. Esclarecendo ainda mais aos maricaenses a situação, Bruno orienta que em casos de descarte irregular de lixo, o cidadão deve ligar para 0800 023 9633 e solicitar a retirada de inservíveis (móveis velhos, sucatas e outros) ou a retirada de resíduos verdes (restos de podas, troncos de árvores e etc), gerando um protocolo.

Após a geração do protocolo, em um prazo de até 7 dias, uma equipe será encaminhada até o local em data e hora agendada e fará a remoção dos resíduos. Bruno alerta que em casos de entulhos de obras, a responsabilidade não é da Prefeitura e sim do gerador dos resíduos, ou seja, proprietário da construção.

A população deve ajudar a Prefeitura denunciando os descartes irregulares, anotando a placa de caminhões, registrando imagens e enviando à ouvidoria da Prefeitura para os responsáveis serem devidamente multados.

MATÉRIA RELACIONADA:

https://leisecamarica.com.br/moradores-do-ubatiba-protestam-contra-acumulo-de-lixo-em-ruas-do-bairro/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp