29/01/2020 às 09h07min - Atualizada em 29/01/2020 às 12h35min

Barra de Maricá: Alunos do projeto Onda Certa recolhem lixo na praia

Os cerca de 60 alunos do projeto “Onda Certa”, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, participaram na manhã desta segunda-feira (27/01) de uma atividade de conscientização ambiental. Em parceria com a Secretaria da Cidade Sustentável, crianças e adolescentes de 8 a 17 anos recolheram lixo deixado por frequentadores na areia da praia como garrafas plásticas, linha de pesca, latas, sacolas plásticas e tampinhas de garrafa. A dinâmica aconteceu na altura da Rua 10 da praia da Barra de Maricá.

Para o coordenador do projeto, major Gilvane Dias, a atividade sobre conscientização ambiental realizada ao livre é fundamental, principalmente no pós-fim de semana de calor, quando a praia recebe muitos banhistas.

“Conseguimos hoje retirar da praia praticamente umas 50 sacolas cheias de lixo. Assim, mostramos para as crianças o quanto isso é prejudicial para os animais. Queremos que elas se tornem multiplicadoras, que cheguem em casa e expliquem para os pais o que aprenderam no projeto ‘Onda Certa’ junto com o pessoal da Secretaria de Cidade Sustentável”, afirmou.

Para mostrar aos alunos um pouco da fauna marinha existente no litoral de Maricá, a equipe da Secretaria da Cidade Sustentável levou alguns materiais como carcaça e crânio de tartaruga verde, crânios de aves marinhas, conchas e crustáceos. “A educação ambiental é fundamental na construção de uma formação acadêmica das crianças e até mesmo como cidadãs. Cada uma tem que ter a responsabilidade de fazer a sua parte”, declarou a educadora ambiental da pasta, Mayara Costa.

Pela 2ª vez no “Onda Certa”, Caroline Almeida, de 13 anos, falou sobre o que aprendeu com a atividade ambiental. “É importante porque ajuda a não poluir, além de informar as pessoas para que cuidem da praia. Muitos frequentam o local e alguns jogam lixo aqui. Então, multiplicamos os ensinamentos para que isso não aconteça”, disse a menina.

Avó do João Carlos de Oliveira, de 14 anos, Áurea Junger, contou que seu neto sempre faz um alerta quanto ao descarte correto dos materiais. “Às vezes venho à praia com as crianças no fim de semana e elas me chamam a atenção quanto ao descarte correto da latinha e da guimba de cigarro. Que esse projeto sirva de exemplo para outras turmas e crianças”, pontuou.

O projeto “Onda Certa” termina no dia 31/01, e acontece das 8h, às 11h, na altura da Rua 4, na Barra de Maricá.

Fonte: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp