28/02/2020 às 23h53min - Atualizada em 29/02/2020 às 22h35min

Coronavírus em Maricá: Estado confirma primeiro caso suspeito na cidade

Secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Reis, e Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira. Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde/Divulgação

LSM - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro emitiu uma nota nesta sexta-feira, 28, confirmando o primeiro caso suspeito do novo Coronavírus (Covid-19) em Maricá. No entanto, casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Até o momento, há 17 casos suspeitos de infecção pelo vírus no estado do Rio. Os pacientes, que estão sendo monitorados, foram registrados nos seguintes municípios: Rio de Janeiro (8, sendo seis residentes e dois estrangeiros), Niterói (3), Maricá (1), Macaé (1), Nova Friburgo (1), Resende (1) e Nova Iguaçu (1 estrangeiro).

A Prefeitura de Maricá informou à equipe do LSM que uma pessoa deu entrada nesta sexta-feira (28) no Hospital Municipal Conde Modesto Leal com quadro clínico de dor de garganta, sem febre e falta de ar.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente relatou que teve contato com uma pessoa da cidade italiana de Florença, local que não há registro da doença. O contato foi há quatro dias em Maricá e o paciente informou que o estrangeiro já foi embora.

O município disse ainda que, por precaução, foi colhido material para análise e encaminhado para o laboratório estadual, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O paciente não está internado, foi liberado sem nenhum critério de gravidade e com orientação e medicação.

O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Até o momento, só um caso foi confirmado. O paciente retornou na sexta-feira (21) de Turim, no norte da Itália (local com mais casos da doença no país), e teve o diagnóstico confirmado na quarta-feira (26).

O mais recente boletim mostrou a seguinte distribuição dos casos pelo Brasil: São Paulo (66), Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (19), Minas Gerais (17), Bahia (9), Santa Catarina (9), Ceará (6), Pernambuco (5), Paraná (5), Distrito Federal (5), Goiás (5), Rio Grande do Norte (3), Mato Grosso do Sul (2), Espírito Santo (2), Paraíba (1) e Alagoas (1).

Fonte: G1; El País

Matéria Relacionada:

https://www.facebook.com/leisecamarica/videos/784460071959833/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp