11/03/2020 às 20h13min - Atualizada em 12/03/2020 às 11h12min

CPI da Enel define suspensão de corte de energia em Maricá

A CPI da Enel, que aconteceu em Maricá nos últimos 180 dias, conquistou alguns avanços para o povo maricaense.

Na Sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, o Vereador Cemar (SD), levou a tribuna alguns dos resultados da CPI que ele presidiu.

O vereador falou sobre a conquista de uma equipe de manutenção 24h no município de Maricá, e também de duas conquistas inéditas no Brasil, que é um convênio de poda com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Meio Ambiente e a lavagem da rede próximo ao mar, pois com a maresia, existe um acúmulo de sal dentro dos cabos, dificultando a passagem da corrente elétrica. Essas ações, vão servir, segundo a Enel, como espelho para o restante do Brasil.

Uma das conquistas mais importantes foi a suspensão do corte de energia por conta do não pagamento da multa do TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção), que é a multa aplicada quando existe algum tipo de furto de energia na rede da residência.

Segundo o Vereador Cemar, a maioria destes casos são constatados de forma arbitrária e sem o conhecimento e a presença do proprietário do imóvel.

Ainda segundo Cemar, essa questão foi recorde de reclamações no PROCON de Maricá nos anos de 2017 e 2018.

Agora, após a CPI, a Enel não pode mais cortar a energia por conta da falta de pagamento do TOI, e essa cobrança não pode mais ser feita, atrelada a conta de luz, mas sim de forma separada. E caso o contribuinte entenda que a cobrança do TOI, foi feita de forma arbitrária e errada, que ele possa procurar o PROCON de Maricá, que lá eles já estão instruídos para solucionar esse problema da melhor forma.

"Nós tivemos muitos outros ganhos com a CPI da Enel, mas o mais importante é que a gente não retroceda de tudo isso que foi apurado e conquistado até então." explicou o Vereador Cemar.

No próximo dia 5 de Abril, a comissão da CPI da Enel, estará indo à Brasília fazer a entrega do relatório final à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp