30/03/2020 às 23h12min - Atualizada em 31/03/2020 às 15h20min

Ministério da Saúde recebe 500 mil testes rápidos para identificar Coronavírus

Foto: divulgação

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa, a aquisição de 5 milhões de kits de teste rápido para identificação do Coronavírus.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, juntamente com o Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, anunciaram a chegada de 500 mil kits de testes rápidos, chegando hoje ao Brasil.

Segundo o Ministro da Saúde, os 500mil Kits recebidos hoje, serão distribuídos nas Unidades de Saúde em todo o país.

Segundo o Secretário de Vigilância em Saúde o teste rápido que está chegando hoje no Brasil, é um teste para ser usado no período tardio da doença. O teste só será usado após o sétimo dia de início dos sintomas do Coronavírus. Ele não serve para identificação de um caso no início da doença, ele é para auxiliar a vigilância na identificação dos pacientes que podem ser positivos.

Nessa primeira fase, os testes serão usados primeiramente nos profissionais de saúde e serviços de saúde e profissionais de segurança que estiverem com algum tipo de gripe, que apresente algum dos sintomas.

Essa atitude, tem como objetivo identificar profissionais dessas áreas que esteja contaminados com o vírus e tomar as medidas cabíveis para que o vírus não se alastre.

Em seguida a população será testada, lembrando que o teste só tem eficácia após sete dias da manifestação dos sintomas. O resultado do teste rápido fica pronto em 20 minutos após a coleta, que é feita através de uma pequena perfuração no dedo e coletado uma gota de sangue.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp