09/04/2020 às 20h02min - Atualizada em 10/04/2020 às 15h45min

Coronavírus: Trânsito de Maricá sofrerá mudanças a partir da próxima segunda-feira

Representantes das Secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e Trânsito, Engenharia Viária e da Empresa Pública de Transportes (EPT) se reuniram nesta quinta-feira, 09, no Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), no Centro, para falar sobre mudanças no trânsito da cidade que terão início na próxima segunda-feira, 13.

Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio César Veras Vieira contou que a medida fez-se necessária por conta da grande aglomeração de pessoas especialmente na Rua Ribeiro de Almeida, também conhecida como rua dos bancos, por concentrar várias agências bancárias da cidade, no período compreendido entre 08h e 18h de segunda sexta-feira. Nos fins de semana não haverá modificação.

“As filas ficam enormes em razão do pagamento da Prefeitura, do INSS e dos benefícios agora em razão do Covid-19. Haverá acesso a apenas uma das vias e assim mesmo para carros de serviço e pessoas com dificuldade de locomoção que tenham que desembarcar na frente dos bancos. Com isso, esperamos diminuir o fluxo de veículos”, explicou Júlio Veras.

A via da esquerda ficará liberada para os pedestres. “Nós percebemos que mesmo com a orientação do guarda municipal, existe muita dificuldade para o distanciamento, porque há um grande número de pessoas nas filas, aí essas filas acabam se misturando. Então vamos aumentar a rua, que vai servir como um calçadão, facilitando que as pessoas respeitem a distância mínima entre elas, para que se evite qualquer possibilidade de contágio”, completou o secretário.

A medida não pretende dificultar o trânsito dos moradores. Vias exclusivas poderão ser acessadas por eles. Estacionar nas ruas do entorno à área bancária também será proibido. Já os ônibus terão suas rotas modificadas. Em vez de acessar a Rua Ribeiro de Almeida, os coletivos seguirão pela Rua Domício da Gama até a Rua Athaíde Parreiras, seguindo até a Av. Roberto Silveira, em direção ao Terminal Rodoviário do Centro. Os motoristas devem estar atentos à orientação dos agentes de trânsito.

“Com essa primeira ação aqui no centro da cidade, acredito que a gente consiga um resultado significativo com relação não só à aglomeração de pessoas, mas também à preservação à integridade delas”, concluiu Veras.

É importante ressaltar que esse planejamento é dinâmico e pode ser modificado nas próximas semanas, aumentando inclusive, essa restrição. Tudo vai depender de como está a curva de contágio e do comportamento das pessoas.

Fotos de Marcos Fabrício.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp