14/04/2020 às 09h41min - Atualizada em 14/04/2020 às 13h49min

Elefante-marinho encontrado em Ponta Negra retorna para o mar

O Elefante-marinho encontrado na tarde deste domingo (12), na Praia da Sacristia em Ponta Negra, retornou para o mar durante a madrugada desta terça-feira (14).

O animal foi encontrado por volta das 17 horas do domingo, banhistas encontraram o animal em cima de uma pedra bastante debilitado. As imagens foram enviadas para nossa equipe que entrou em contato com PMP-BS ( Projeto de Monitoramento de Prais - Bacia de Santos ).

Na manhã desta segunda-feira, dia 13 de março, a equipe do Projeto de
Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – PMP-BS Área Rio de Janeiro, foi acionada por moradores locais sobre a presença de um elefante-marinho (Mirounga leonina) encontrado vivo na Praia da Sacristia.

A equipe do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua/UERJ), representante da Rede de Encalhes de Mamíferos Marinhos do Sudeste (REMASE), também esteve no local para avaliar o indivíduo. O animal, um filhote do sexo masculino, apresenta bom escore corporal e, apesar de visivelmente cansado, não apresenta lesões importantes ou alterações que possam configurar um encalhe.

A área foi isolada para evitar a aproximação do público e permitir que o animal descanse e se recupere para voltar ao mar. Este comportamento é natural para espécie – descansar em praias continentais após percorrer longas distâncias.

Uma equipe de monitoramento ficou com o animal durante todo a segunda-feira e nas primeiras horas da manhã desta Terça-feira, a equipe foi ao local e não encontrou mais o animal, dando indícios de ter voltado para o mar.

As equipes fizeram uma varredura em toda a orla maricaense e de Saquarema para ver se o animal teria ido descansar em outra praia, mas não foi encontrado. As equipes continuam em alerta para caso o animal reapareça em uma das praias para voltar a monitora-lo e proteger seu descanso.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. O PMP-BS é realizado de Laguna/SC a Saquarema/RJ, sendo que o PMP-BS Área RJ é realizado nos Trechos 11 a 15, nos municípios litorâneos de Paraty a Saquarema, resgatando animais marinhos vivos que estejam debilitados e animais marinhos mortos para a realização de necropsia e coleta de amostras para análises. Caso você aviste algum animal marinho encalhado na praia entre em contato pelo telefone 0800 999 5151.



Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp