17/04/2020 às 14h36min - Atualizada em 17/04/2020 às 21h44min

Maricá enfrenta dificuldades para importar respiradores da China

LSM - A Prefeitura de Maricá está enfrentando dificuldades para importar respiradores, máscaras e testes para Covid-19, da China.

Desde o começo de abril, as autoridades da China exigem que os equipamentos sejam pedidos pelo Governo do Estado e não pelas Prefeituras. Devido a isso, muitos pedidos feitos pelas Prefeituras - inclusive de Maricá - podem chegar com atrasos ou nem serem entregues.

A Prefeitura de Maricá alega que os equipamentos estão sendo negociados de forma independente pois o material prometido pelo Ministério da Saúde é insuficiente.

Ainda há previsão da chegada de 70 respiradores até o dia 22 de abril em Maricá, que irão para o Novo Hospital Dr Ernesto Che Guevara. A Prefeitura ainda tentou comprar mais 30 respiradores e mesmo com dinheiro, não conseguiu.

Além da exigência dos fornecedores chineses, há também os preços dos equipamentos que triplicaram de valor. Um respirador que custaria 5 mil dólares, está custando no mínimo 55 mil dólares. Os fornecedores nem sempre respeitam os contratos, além do preço do frete variar muito.

A preocupação na liberação desses equipamentos foi debate na reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, nesta quinta-feira, 16.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp