23/04/2020 às 16h07min - Atualizada em 24/04/2020 às 10h55min

Prefeitura se pronuncia sobre atraso no recebimento das vendas feitas pelo Cartão Mumbuca

LSM - Após matéria publicada pelo LSM, relatando as denúncias feitas por comerciantes que alegavam demora para receber o dinheiro das vendas feitas pelo 'Cartão Mumbuca', a Prefeitura se pronunciou sobre o assunto.

A Prefeitura relata que os comerciantes de Maricá credenciados para receber a moeda Mumbuca que não conseguirem fazer os resgates em até 48 horas úteis devem procurar o Banco Mumbuca para conferir possíveis dificuldades na transação bancária. Os telefones para apoio aos comerciantes são 3731-1021, 3731-6550, 97285-6635 e 96726-3882. A Prefeitura de Maricá esclarece que o prazo de 48 horas não contempla fins de semana e feriados.

Ainda segundo a Prefeitura, nos últimos 30 dias, o número de comerciantes credenciados no programa aumentou em 20%, chegando a mais de 3.500 estabelecimentos. Assim sendo, podem ocorrer atrasos pontuais nos resgates de Mumbucas, embora o sistema estivesse operando normalmente nesta quarta-feira (22/4), segundo o secretário de Políticas Sociais Estratégicas e Gestão de Metas, Victor Maia.

Como forma de agilizar as transações, os comerciantes podem optar pelo pagamento de boletos e faturas, de funcionários ou ainda fazer compras em outros comércios credenciados. Os que preferirem solicitar o resgate dos créditos para outros bancos devem ficar atentos aos horários de funcionamento dessas instituições – alguns bancos, principalmente a Caixa Econômica Federal, enfrentaram problemas operacionais nas últimas semanas, o que prejudica o resgate.

A secretaria alerta ainda para que os comerciantes optem por fazer apenas uma operação de resgate por dia, evitando o pagamento de diversas taxas de DOC ou TED no mesmo dia – vale ressaltar também que diversas operações de resgate tornam o sistema do Banco Mumbuca mais lento: o ideal é pedir o resgate a cada dois dias ou em uma escala maior. É importante que a conta para crédito dos resgates esteja no nome do proprietário do comércio credenciado, não sendo possível creditar os recursos em contas de outras pessoas. Quando isso acontece, o sistema não executa o resgate.

Quando são feitos vários pedidos de resgate em um dia, as liquidações acontecem na ordem da chegada dos pedidos. Assim, se foram feitos dois pedidos de R$ 50 em um dia, serão feitos dois pagamentos nesse valor, sendo possível que o comerciante receba um resgate em um dia e o outro no dia seguinte.


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