29/05/2020 às 15h53min - Atualizada em 30/05/2020 às 12h20min

Maricá: Capacitação para profissionais da Saúde tratarem pacientes com Covid-19

Muito se fala sobre respiradores, mas tão importante quanto esses equipamentos de ventilação mecânica é a equipe treinada para utilizá-los corretamente no paciente. Ainda em março, no início da pandemia no Brasil, a Prefeitura de Maricá iniciou a capacitação dos profissionais envolvidos no enfrentamento da doença. Agora a Secretaria de Saúde está treinando cerca de 200 profissionais da pasta no curso “Manuseio Emergencial de Vias Aéreas – Covid-19”, teórico e prático, por simulação realística, ministrado e desenvolvido por equipes do Centro de Treinamento Berkeley – um dos mais reconhecidos do Brasil –, com emissão de certificado.

A primeira etapa do treinamento é destinada para profissionais de nível superior: enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. Participam cerca de 100 profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, 100 do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, 20 da UPA de Inoã e 10 do Posto de Saúde Santa Rita. A capacitação acontece de 25 a 31 de maio, nas instalações do Hospital Che Guevara. Serão 12 horas/aula para cada turma e os profissionais terão a missão de multiplicarem seu aprendizado com as demais equipes de trabalho de suas unidades de atuação.

Segundo Fernando Lamblet, médico anestesiologista e professor de manejo de via aéreas em pacientes com Covid-19, as turmas foram divididas em seis estações de simulação para evitar aglomerações. O treinamento é fornecido com a utilização de um simulador, um boneco que reage às ações que são feitas, o que torna a percepção dos participantes ainda mais precisa. No caso de uma entubação incorreta, por exemplo, o boneco pode ter o dente “quebrado”.

“O curso proporciona um treinamento eficaz para o profissional saber como lidar na prática, já que o comprometimento das vias aéreas é o fator que mais rapidamente causa a morte no paciente, portanto é primordial uma abordagem segura das vias aéreas para um bom prognóstico”, comenta Fernando.

Na próxima semana serão capacitados 91 profissionais de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), com foco no gerenciamento e na classificação de risco, e prestação de assistência direta aos pacientes internados com a Covid-19. “Eles trazem a teoria com um enfoque completamente prático e é exatamente isso que a gente enfrenta na ponta do combate. Necessitamos dessa habilidade prática para lidar com essa nova doença”, comenta Juliana Nogueira, diretora médica da UPA de Inoã e do PS Santa Rita.

“Estamos priorizando os profissionais da linha de frente ao atendimento aos enfermos com Covid-19. Chefias de equipes vão levar o conhecimento, ser multiplicadores de saberes para as suas equipes de plantão em cada unidade de saúde”, destaca a subsecretária de Saúde Solange Oliveira.

De acordo com o enfermeiro coordenador do Núcleo Educacional Permanente em Saúde (NEPS) de Maricá, Rafael Dias, PhD em Saúde Pública, ao final do treinamento as instituições envolvidas poderão constituir os Times de Resposta Rápida, ou seja, grupo de profissionais atuantes em cada plantão responsável pela obtenção da via área dos pacientes em insuficiência respiratória e manutenção da ventilação mecânica dos mesmos.

No site da Escola Municipal de Administração (EMAR – www.emarmarica.com.br), foram disponibilizados pelo NEPS três cursos online para acesso de todos os profissionais de saúde de Maricá com foco na doença, manejo e atendimento do paciente com Covid-19, incluindo cuidados específicos com o corpo após a morte. Todos os cursos seguem as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para acessar basta o profissional se cadastrar no site. Os cursos são certificados pelo NEPS-Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp