08/06/2020 às 08h53min - Atualizada em 08/06/2020 às 16h11min

Maricá: Primeiro dia útil do retorno da circulação dos ônibus intermunicipais para o Rio

Esta segunda-feira, 8, é o primeiro dia útil do retorno da circulação dos transportes intermunicipais, seguindo o decreto assinado pelo governador do Rio, Wilson Witzel. Com a determinação, os transportes passam a circular sem as barreiras, além da liberação para todos passageiros, não só os trabalhadores de serviços essenciais, como era determinado até a última sexta-feira, 5. Os ônibus intermunicipais para o Rio também estão liberados em Maricá.

Os transportes por aplicativo também voltam a ter permissão para circular. O Detro e a Agetransp ficarão responsáveis pela fiscalização das restrições e pela aplicação de multas.

De acordo com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), as empresas que operam linhas intermunicipais com destino à cidade do Rio de Janeiro estão prontas para a retomada das operações, atendendo a todas as recomendações sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde.

As linhas intermunicipais dos municípios de Pinheiral, Barra Mansa e Volta Redonda permanecem com restrições de circulação. Nessas cidades, permanece restrita a circulação de ônibus intermunicipal, ônibus fretado e vans nas conexões com outras cidades. 

As condições de saúde de motoristas, equipes responsáveis pela manutenção dos ônibus e funcionários da área administrativa serão acompanhadas diariamente pelas empresas. As medidas tomadas incluem medição de temperatura dos colaboradores, distribuição de máscaras e álcool gel e divulgação de orientações de como manter o ambiente de trabalho higienizado e a forma mais segura de se relacionar com os passageiros.

Em Niterói, na terça (9) e quarta-feira (10), testes gratuitos para detecção do covid-19 serão realizados em rodoviários no Terminal Rodoviário Presidente João Goulart. A aplicação de um total de 550 exames, 275 por dia, auxiliará na compreensão da disseminação da doença na categoria.

A Fetranspor informou que as empresas intensificaram a limpeza e a desinfecção do sistema de ar-condicionado dos ônibus, para que seja realizada de forma segura a renovação do ar dentro dos veículos. No caso dos ônibus que permitam a abertura de janelas, todos vão circular com elas abertas, seguindo as recomendações sanitárias.

Também foram suspensas as barreiras nas barcas. Não é mais necessário a apresentação de carteira de trabalho ou crachá para utilizar o transporte. As viagens estão sendo realizadas com o quantitativo de passageiros equivalente ao número de assentos existentes na embarcação utilizada.

A operação da linha Arariboia terá intervalos de, no mínimo, 30 minutos no horário de pico (das 5h30 às 9h e das 16h às 18h) dos dias úteis, e de 1 hora nos horários de vale dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados. Já a linha de Paquetá continuará operando com intervalos de até 3 horas, em qualquer dia e período. As estações Charitas e Cocotá permanecerão temporariamente fechadas.

As viagens nas barcas devem ser realizadas com as janelas destravadas e abertas para que haja plena circulação de ar.

Metrô e trem operam com 50% da capacidade de lotação. No sistema ferroviário, permanecerá suspensa a operação do ramal Guapimirim


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp