26/06/2020 às 20h04min - Atualizada em 27/06/2020 às 10h34min

Escolas revitalizadas são entregues em Ponta Grossa e Ubatiba


Fotos: Evelen Gouvêa

As obras de revitalização de duas unidades da rede municipal de ensino de Maricá foram entregues nesta quinta-feira (25/06). A primeira foi a Escola Municipal Dirce Marinho Gomes, em Ponta Grossa, e em seguida foi a vez da Escola Municipalizada Benvindo Taques Horta, em Ubatiba. Em ambas, foram construídas quadras poliesportivas cobertas e reformadas as áreas externas com instalação de brinquedos, nova pintura e climatização das dependências.

Em Ponta Grossa, a quadra recebeu o nome do ex-jogador de futebol Boaz Velasco, que atuou no Botafogo na década de 1950 e viveu por anos em Maricá, onde faleceu em 1999, aos 62 anos. Os filhos do homenageado participaram da solenidade com suas famílias. “O legado que ele deixou foi a ligação com o esporte, e a quadra vem de encontro a essa paixão que ele tinha”, disse Márcio Velasco, de 52 anos, um dos filhos do ex-jogador.

Mais jovem, Luiz Ronaldo Velasco, também filho do ex-jogador, falou das lembranças que tem do pai, que morreu quando ele tinha 5 anos. “Era jogando bola e assistindo jogos com ele, e essa lembrança fica bem representada aqui. Vou falar com meus filhos sobre ele no futuro”, disse.

O espaço esportivo da escola de Ubatiba tem o nome de Natalina Delfina da Silva, conhecida na região por gostar de futebol, frequentando os jogos no campo do bairro. “Minha mãe era uma mulher analfabeta  que lutou pela educação dos filhos. Para nós, esse é um dia maravilhoso porque eterniza o nome dela em algo que ela gostava muito, que era o esporte”, disse Carlos Aberto Mendonça, de 54 anos, ao lado das irmãs Maria Angela (de 61 anos) e Cláudia Maria (52).

A diretora Alexandra Barros de Souza contou que a quadra era um desejo antigo da comunidade. “É um momento muito importante para nós e queremos que nossos alunos venham assim que esse isolamento acabar”, disse ela, que recebeu ainda um convidado inesperado mas muito especial: Giovane Gávio, bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei, integrante da ‘geração de ouro’ dos jogos de 1992, em Barcelona, que esteve na solenidade a convite do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias.

Para a secretária de Educação Adriana Costa, as entregas são importantes porque garantem instalações favoráveis ao bom desempenho dos alunos quando retornarem. “Assim mostramos que não estamos parados, e que procuramos revitalizar todas as unidades da rede. Onde construímos essas quadras também realizamos reformas mais amplas, que beneficiam toda a estrutura”, afirmou.

Renato Machado, presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), antecipou que outras quadras poliesportivas deverão ser feitas. “Além delas, estamos encaminhando a finalização do Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), em Itaipuaçu”,  garantiu.

“Passo sempre por Maricá a caminho de Saquarema para treinar e vi como a cidade cresceu. É de deixar feliz ver as melhorias em coisas básicas como a educação. Isso proporciona a criação de craques no esporte e também fora dele, é sensacional”, comentou o ex- jogador de vôlei Giovane Gávio.

Nesta sexta-feira (26/06), haverá a entrega de mais uma revitalização, a partir das 10h. Desta vez, a unidade beneficiada será a EM João da Silva Bezerra, que fica na Divinéia, próximo a Barra de Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp