25/07/2020 às 10h55min - Atualizada em 25/07/2020 às 22h04min

Estiagem faz fogo em vegetação aumentar em Maricá

LSM - O inverno deste ano tem tido um baixo índice de chuvas, a estiagem e a corrente de ar fria causa um fenômeno que gera um grande aumento nos casos de fogo em vegetação na cidade de Maricá.

Quase diariamente, queimadas são flagradas em áreas de mata principalmente no Loteamento Colinas de Maricá, em São José do Imbassaí, Jaconé e Inoã. Nesta sexta-feira, 24, uma queimada foi flagrada por um internauta do LSM, próximo ao km 19.

Mesmo com poucos hidrantes no destacamento de Maricá, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros garante que o hidrante de coluna não é a única fonte de captação de água em incêndios. Em casos de necessidade, são utilizadas as reservas do tanque da viatura, o hidrante de recalque das edificações próximas e outras fontes diversas de captação – como piscinas, caixas d’águas, entre outras.

Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, lembrando ainda que o vento no local costuma propagar as chamas.

Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que muitas vezes passa despercebida e que também pode resultar em incêndios.

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp