02/08/2020 às 11h47min - Atualizada em 03/08/2020 às 10h23min

Barreiras sanitárias voltam a Maricá e reforçam alerta para cuidados contra a pandemia

Fotos: Vinicius Manhães

Em resposta ao grande número de pessoas presentes nas praias e áreas públicas do município durante os fins de semana com sol e ao desrespeito à obrigação do uso de máscaras e a outros protocolos de segurança contra a pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Maricá montou neste sábado (01/08) barreiras sanitárias em sete locais estratégicos da cidade: Estrada dos Cajueiros, Rodovia RJ-106 (no Cala Boca), Recanto de Itaipuaçu, Zacarias (Barra de Maricá), Ubatiba, Bambuí, Ponta Negra e na RJ- 114 (Maricá-Itaboraí). Em todos os locais, dezenas de veículos foram abordados e vários obrigados a retornar. De acordo com a Secretaria de Ordem Pública, o objetivo do retorno das barreiras sanitárias, que também estarão presentes no domingo (02/08), das 8h às 18h, é impedir a entrada de visitantes na cidade, evitando assim, aglomerações em praias, praças, parques e espaços públicos, além de bares e restaurantes. A Prefeitura também encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal estabelecendo multas para quem desobedecer a obrigatoriedade do uso de máscaras e pelo descumprimento das regras de funcionamento durante a pandemia.

“Desde o início da pandemia de Covid-19, percebemos que as barreiras sanitárias seriam aplicadas de acordo com as necessidades identificadas pelo grupo de gerenciamento de crise. Por muitas semanas fizemos as barreiras e o resultado foi fantástico. Mas em razão das últimas semanas, por percebermos um aumento expressivo do número de frequentadores em nosso litoral, decidiu-se pelo retorno das barreiras”, explicou Júlio Veras, secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional. “Não temos dúvidas de que elas vão nos ajudar a manter os números da pandemia em Maricá sob controle. Além disso, esse retorno é um clamor da própria população”, frisou.

Segundo Júlio Veras diversos perfis de visitantes são abordados durante as barreiras sanitárias. “Basicamente são pessoas que estão vindo a Maricá para aproveitar a praia, conhecer cachoeiras, o litoral e, nestes casos, elas estão retornando à sua origem”, garantiu o secretário.

Moradora do Rio de Janeiro, Noely de Oliveira, de 54 anos, que estava a caminho da residência de uma amiga em Itaipuaçu, não se incomodou ao ter a viagem interrompida na barreira sanitária montada na Estrada dos Cajueiros (no Calaboca). “Acho esse trabalho de fundamental importância. Não pretendo circular pela cidade e nem mesmo ir à praia. Todos precisamos combater essa pandemia e evitar as aglomerações. Maricá está no caminho certo”, disse a Noely logo após assinar uma declaração de residência para fins de barreira sanitária e ser liberada para prosseguir ao endereço declarado.

Durante a ação, além de realizar uma triagem para identificar moradores e visitantes, os agentes aproveitaram para distribuir máscaras e conscientizar as pessoas sobre a importância do uso da mesma.

“Neste sentido o nosso efetivo vem fazendo um trabalho de conscientização e neste final de semana estamos distribuindo cerca de 5 mil máscaras para toda a população, fazendo um trabalho não somente nas barreiras sanitárias, mas também no recém inaugurado Parque a Céu Aberto Cidade de Maricá, no Parque  Nanci, entre muitos outros locais como Centro, Bambuí e Ponta Negra. O intuito é orientar, educar, mas se percebermos a insistência, a reincidência, passaremos a aplicar as sanções cabíveis “, garante o secretário.

Moradora do Parque Nanci, Lilian Silva, de 33 anos, estava no parque com os filhos e o marido aprovou a ação de fiscalização. Todos usavam máscaras. “É muito importante esse trabalho da Prefeitura de conscientização e fiscalização. Percebemos que só o fato de haver um agente presente, as pessoas colocam as máscaras e respeitam mais o distanciamento social. Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos passar por tudo isso muito mais rápido” avaliou Lilian.

Fonte: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp