05/08/2020 às 09h56min - Atualizada em 05/08/2020 às 16h15min

Secretarias se unem no combate às queimadas em Maricá

Uma parceria firmada nesta terça-feira (04/08) entre as secretarias de Cidade Sustentável e de Ordem Pública e Gabinete Institucional de Maricá vai reforçar as ações de prevenção a queimadas nas unidades de conservação da cidade. Durante um encontro no Refúgio da Vida Silvestre do Espraiado, foi anunciado que o Grupamento Especial de Defesa Ambiental (GEDAM) da Guarda Municipal terá o local como base de suas ações de fiscalização na mata. Um cartaz com telefones para denúncias também foi mostrado e será distribuído para fixação em locais estratégicos.

O encontro teve a participação de membros da Associação de Moradores do Espraiado. De acordo com o secretário de Cidade Sustentável, Guilherme Mota, a fiscalização vai estar mais presente dentro da unidade de conservação a partir desta iniciativa. As propriedades onde forem constatadas áreas queimadas vão receber uma notificação e o órgão municipal vai propor que esses locais se tornem áreas de reflorestamento.

“Durante a pandemia, tivemos um aumento da ordem de 40% no número de queimadas, cuja causa principal tem sido o manejo do fogo nas propriedades nesse período do ano, que é de pouca chuva. Agora teremos um efetivo nas unidades e também nas ruas, presença real do poder público”, afirmou Guilherme, revelando ainda que a unidade de conservação do Silvado também vai ganhar uma sede nos próximos meses.

O secretário lembrou ainda que a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) dispõe de uma equipe que realiza coleta dos chamados resíduos verdes, que são os restos de limpeza em vegetações. Guilherme Mota pede aos proprietários que acionem o serviço para o descarte desses materiais, através do telefone 3731-9633.

Fonte: PMM


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp