15/08/2020 às 14h01min - Atualizada em 15/08/2020 às 20h42min

Posto da Emater é inaugurado em Ubatiba

Fotos: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá entregou nesta sexta-feira (14/08) o posto avançado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio), que funcionará na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em Ubatiba.

No local, os produtores rurais do município encontrarão apoio de técnicos em temas como melhorias no cultivo, vacinação de rebanhos e emissão de documentos específicos para a atividade agropecuária, entre outros serviços.

O prefeito Fabiano Horta, em seu discurso, destacou a coincidência entre a entrega do posto e a inauguração da Praça Agroecológica do Centro, também nesta sexta-feira.

“É uma satisfação ter essa mentalidade de integração com o campo simbolizada no centro da cidade”, afirmou. “Maricá cresce em termos urbanos, mas ainda tem forte característica rural, é referência no setor para toda a região, especialmente para os pequenos produtores. E é um desafio de governo manter essa dimensão da produção de alimentos próxima dos centros consumidores”.

Secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz afirmou que Maricá já é referência para o estado no apoio à produção agropecuária local. Para ele, o posto da Emater na cidade dará mais qualidade ao atendimento dos pequenos produtores locais, já que a empresa é referência na assistência técnica à atividade rural. “Temos uma linha de crédito a 2% ao ano, o Agrofundo, disponível para esses produtores, mas é importante liberar o crédito em consonância com um projeto técnico, e para isso a Emater está aqui”, detalhou.

Queiroz também elogiou a Praça Agroecológica. “É um ótimo exemplo para outros municípios do estado. Temos um projeto de apoio a hortas urbanas, orientando as pessoas dos locais a cuidarem, e tem crescido muito. É terapia, é alimentação rural, é oportunidade de conhecer a vida rural e o que come. Quem conhece o que come, come melhor”, concluiu.

A presidente da Emater, Stella Romanos, se disse feliz de “estar numa cidade comprometida com a agricultura, que se sensibiliza com a situação do homem do campo, a quem precisamos valorizar para que ele não vá para as cidades”.

Ela explicou que o posto da Emater é um grande avanço para o resgate da vocação rural que Maricá sempre teve. “Hoje mesmo já tivemos reuniões em que surgiram vários projetos. Aqui o produtor rural encontrará total suporte a sua atividade, com informações atualizadas”, completou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp