24/08/2020 às 11h50min - Atualizada em 25/08/2020 às 10h12min

Gatos são mortos por envenenamento em Itaipuaçu

Por Nathália Muller - Novamente caso de envenenamento de animais chocou moradores de Itaipuaçu. Cerca de três gatos foram envenenados nesta semana na Rua 121 com a Rua 35, no Jardim Atlântico Leste.

De acordo com a dona dos gatos, uma gata da rua teve filhotes em seu telhado e a mulher acabou adotando a todos, porém por serem muito ariscos, os animais continuavam no telhado e só desciam para comer e beber água.

A mulher conta que ter os animais em seu telhado nunca a incomodou em nada mas nos últimos dias, percebeu que os gatos estavam sumindo. Preocupada, ela começou a procurar pelos animais e encontrou dois mortos na rua e um morto na casa de seu vizinho. Segundo a mulher, os animais estavam com sinais de envenenamento e podem ter sido alvos de covardia assim como os casos de envenenamento de cães no mês passado.

ENVENENAR ANIMAIS É CRIME!

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32).

Vale lembrar que o chumbinho que, apesar de ser ilegal e ter sua venda proibida é a arma mais utilizada para o envenenamento de cães e gatos, por ser facilmente encontrado, inclusive sendo vendido como 'veneno para ratos'. No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

A população pode denunciar qualquer atividade de crime através do Disque Denúncia pelos telefone 0300 253 1177 e 2253 1177. Caso o dono do animal saiba o quem é o responsável pelo envenenamento, pode fazer um Boletim de Ocorrência afim de que este seja devidamente punido.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp