24/08/2020 às 22h41min - Atualizada em 25/08/2020 às 14h05min

Maricá: Marinha emite alerta para formação de ciclone no litoral do estado

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para a previsão de formação de um ciclone, entre esta segunda-feira, 24, e quarta-feira, 26, que poderá atingir Maricá.

De acordo com o aviso, esse sistema tende a se formar a aproximadamente 1.100 quilômetros da costa. A formação do ciclone está relacionada ao deslocamento de uma frente fria no mar e deve provocar ventos de até 75 km/h e ondas de até cinco metros.

A Marinha alerta aos navegantes que consultem essas informações antes de se lançarem ao mar e solicita a ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Possibilidade de ciclone subtropical

Há uma possibilidade de que esta baixa pressão atmosférica se desprenda da frente fria e passe a ser um sistema autônomo. Além disso, também há chance de que este ciclone extratropical se transforme em um ciclone subtropical.

Se esta baixa pressão atmosférica ganhar força suficiente para se transformar em uma tempestade subtropical vai ser batizada e terá um nome. Quem nomeia este tipo de fenômeno especial é a Marinha do Brasil. Segundo a lista de nomes atualizada pela Marinha em 2018, a depois de Kurumi, que se formou em janeiro de 2020, a próxima tempestade subtropical será chamada de Mani.

Fontes: Marinha do Brasil; ClimaTempo; P. Lagos


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp