A base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) de Maricá completa nesta quarta-feira, 2, seu 16º aniversário. Nesse ano, os socorristas tem um motivo a mais para comemorar, a unidade recebeu mais uma viatura.
O SAMU foi instalado em Maricá no setembro de 2004 e desde então, já salvou milhares de maricaenses. De acordo com coordenador de base, Leonardo Ribeiro, os atendimentos do SAMU de Maricá tem aumentado a cada ano que passa e por conta disso, a coordenação e a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando melhorias.
"Maricá está crescendo, a população aumentou muito nos últimos anos e consequentemente, o número de ocorrências do SAMU triplicou em comparação aos anos anteriores. Felizmente, a SAMU tem atendido a demanda de chamados e ocorrências no município. Isso graça a nossas lutas juntamente com a Secretaria de Saúde. Hoje temos duas bases, viaturas novas e equipadas, com o nosso pessoal capacitado."
Em explicação a nossa equipe, o coordenador descreveu a atuação do SAMU no município de Maricá. Segundo ele, além dos atendimentos a moradores, que estão 'passando mal' dentro de casa, a equipe também socorre vítimas de acidentes de trânsito.
"Colocando em números, 70% dos atendimentos prestados são em residências dos pacientes, e os demais 30% são efetuados nas vias públicas. Os chamados 'acidentes de rua' são de atuação do Corpo de Bombeiros, mas somos instituições parceiras, portanto oferecermos apoio ao trabalho deles, estamos aqui para ajudar aonde quer que precisem de socorro." Relatou, Leonardo Ribeiro. "As principais ocorrências das chamadas oriundas das residências são por conta de AVE (Acidente Vascular Encefálico), infarto, assistência ao parto e queda. Já em vias públicas acidente de trânsito, crises compulsivas e mal súbito são as causas mais comuns." Complementou, ele.
Ao fim da entrevista, o coordenador Leonardo Ribeiro, parabenizou os profissionais que trabalham e trabalharam na base e contribuíram para o sucesso da instituição no município.
"Quero deixar meus parabéns a todos que participaram dessa história no SAMU e agradecer aos profissionais que vestem essa camisa, médicos, profissionais da enfermagem, condutores, administrativo… Sem vocês, o SAMU não funcionaria". concluiu o coordenador, emocionado.
EQUIPE SAMU MARICÁ
Atualmente, a SAMU de Maricá conta com duas bases descentralizadas, do Centro e a de Itaipuaçu - inaugurada mês passado - e mais de 70 socorristas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, além do quadro administrativo.
NOVA AMBULÂNCIA
A SAMU de Maricá contava com uma frota de três ambulâncias (uma Básica e uma Avançada, na base do Centro e uma Básica, que fica baseada em Itaipuaçu). Porém, após diversas reivindicações da coordenação da SAMU e da Secretaria de Saúde do município, uma nova ambulância foi doada pelo Governo Federal.
A nova viatura foi buscada na cidade de Sorocaba, em São Paulo e já se encontra em Maricá. A ambulância - que é Básica - será usada inicialmente para transporte de pacientes sob regulação em transferência entre Unidade de Saúde em Maricá e inter-hospitalares fora do município.