30/09/2020 às 10h53min - Atualizada em 30/09/2020 às 16h08min

Maricá: Lei aumenta pena para maus tratos a cães e gatos

LSM - O presidente sancionou nesta terça-feira, 29, a lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Agora, o crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda de animais. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Neste mesmo dia, uma idosa espancou um cachorro até a morte no bairro de São José do Imbassaí, onde mantinha outros cinco cachorros amarrados, e em péssimas condições de vida.

“Quem não demonstra amor por um animal como um cão, por exemplo, não pode demonstrar amor, no meu entender, por quase nada nessa vida”, afirmou Bolsonaro, durante a cerimônia. O presidente contestou os críticos da nova lei que classificaram como desproporcional a pena para o crime de maus-tratos. “Aquele que por ventura venha reclamar da lei agora, uma coisa muito simples: se você não sabe, não quer tratar com carinho, com o devido respeito um cão ou um gato, não o tenha em casa”, disse a Secretaria Geral da Presidência da República.

A pena de reclusão da nova lei prevê cumprimento em locais mais rígidos, como presídios de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato.

Em meio à pandemia da covid-19, que manteve mais pessoas em casa, aumentaram os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos, segundo relatos de organizações não-governamentais de defesa e proteção animal. De acordo com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), somente em São Paulo essas denúncias de violência contra animais apresentaram aumento de 81,5% de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Matéria Relacionada:

https://leisecamarica.com.br/idosa-espanca-cachorro-ate-a-morte-em-sao-jose-do-imbassai/

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp