30/09/2020 às 16h07min - Atualizada em 01/10/2020 às 08h50min

O encanto do Lettering também em Maricá

Você conhece lettering, essa arte de desenhar letras que encanta com a delicadeza? Ele está na parede, em canecas, quadros e no que mais a imaginação mandar.

O lettering, técnica que consiste em desenhar letras e mensagens, tem conquistado adeptos mundo afora e hoje tem ocupado cada vez mais os espaços Maricaenses pelas mãos da artista Raquel Cunha, que criou sua marca “Meu mundo em Giz”. Em tempos onde a tecnologia reina absoluta, pensou, por que não transmitir uma mensagem por meio de traços simples?

A beleza de seus traços tem encantado muitos e com apenas um pequeno passeio pelo Centro da Cidade já é possível encontrar seus trabalhos nos principais comércios. A ideia, segundo ela, é brincar com diferentes formas e pesos e criar um texto que, no fim, pareça uma ilustração.

O lettering, palavra em inglês sem tradução para o português, tem sido muito usada por aqui, ela acredita que a internet tem contribuído muito para difundir a técnica, que busca desenhar letras, em vez de digitá-las burocraticamente em um computador ou escrevê-las de qualquer jeito em um pedaço de papel.

No lettering não é necessário seguir um padrão de letra já criado, a finalidade e principalmente a criatividade darão vida às letras.

As frases podem ser bem-humoradas, românticas, reflexivas ou motivadoras. Depende do estilo de cada um. E o design delas pode se associar a ilustrações. A arte pode ser feita diretamente na parede, com tinta permanente, com giz de quadro-negro ou tinta específica, que imita lousa.

Ver a artista trabalhar é realmente entender o quão delicada é a técnica; o olhar é atento em cada traço, transmitindo muita sensibilidade. Acho que é um resgate da época em que as coisas eram feitas com todo esse cuidado.

Para os grandes painéis, a profissional faz rascunhos proporcionais em folhas A4 e depois transfere apenas no olho. “Acho que tudo que é feito à mão tem uma carga emocional muito forte. É diferente ver uma parede que foi toda adesivada, por exemplo, de algo que uma pessoa esteve ali por horas, fazendo à mão, com todo o cuidado.

Na correria do dia a dia, parar um momento para apreciar a arte do lettering pode ser a calmaria necessária em meio a tanto movimento. Mais do que unir frases inteligentes a um design bonito, sua técnica tem originalidade, criatividade e esbanja sentimento.

Quem quiser conhecer um pouco mais da artista e seus trabalhos, ela está nas redes sociais Instagram: @meumundoemgiz e no Facebook Meu mundo em Giz.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp