08/10/2020 às 19h24min - Atualizada em 09/10/2020 às 13h06min

Campanha de multivacinação ocorre de 5 a 30 de outubro em Maricá

De 5 a 30 de outubro, acontece a Campanha Nacional de Multivacinação, uma data definida pelo Ministério da Saúde, para trazer conscientização sobre a prevenção de doenças já erradicadas no Brasil, como é o caso da Poliomielite e da Difteria. O dia D de Multivacinação será 17/10.

A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá pretende vacinar e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha acontece pela Estratégia de Saúde da Família, nas suas 24 Unidades de Saúde da Família (USF) – distribuídas nos quatros distritos –, parte da Atenção Primária à Saúde. São cerca de 18 mil crianças e adolescentes cadastrados. Caso ainda não seja cadastrado, é necessário levar apenas o documento de identidade ou nascimento, o cartão do SUS e o comprovante de residência.

O reforço das doses chegou pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, que, por sua vez, recebe do Ministério da Saúde, e somam 12.830 doses à disposição para serem aplicadas em Maricá até o dia D. E no dia 16/10 o município já receberá outra remessa.

Lembrando que os estoques não estavam vazios, porém estão sendo reforçados com a remessa recebida, visando a maior adesão durante a campanha nacional e preparados para uma maior procura já que muitos munícipes deixaram a vacinação de lado no momento da pandemia da Covid-19. Observa-se que a vacina de Sarampo em adultos também será feita, tendo em vista que recentemente o Estado do Rio teve um surto da doença.

Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente são parte da Campanha Nacional de Multivacinação. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças de até 5 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. A vacina de sarampo para adultosé oferecida contra o sarampo para todos da faixa etárias entre 6 meses e 59 anos.

Horário de funcionamento das USF é de 8h às 17h, já as unidades Jardim Atlântico, Inoã 1 e Central funcionam das 8h às 20h (para imunização o Central funciona até às 17h).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp