23/10/2020 às 18h19min - Atualizada em 24/10/2020 às 21h54min

Defesa Civil de Maricá prepara esquema para o verão

Foto: Elsson Campos

Ainda faltam dois meses para o verão, mas a estação mais aguardada do ano já é objeto de planejamento para a Defesa Civil de Maricá, que vem montando um esquema especial de vigilância para o período, visando diminuir os casos de afogamento nas praias do município – segundo dados do órgão municipal, de janeiro a setembro deste ano foram socorridas pelos agentes 303 pessoas.

Mesmo sob um cenário ainda de pandemia de Covid-19, a Defesa Civil trabalha com a expectativa de grande procura pelas praias da cidade no verão. Estão previstas a instalação de postos de observação fixos ao longo da orla, colocação de placas de orientação e a aquisição de botes e motos aquáticas para apoiar os agentes. 

Também está em estudo o lançamento de um processo simplificado para contratação de mais guarda vidas, em caráter temporário, justamente por causa do aumento do número de banhistas que é registrado em Maricá durante o verão.

Todo o planejamento da Defesa Civil para o verão coincide com a Semana Latino-americana de Prevenção a Afogamentos, marcada para os dias 23 a 29 de novembro e para a qual será lançado material audiovisual de divulgação - palestras previstas pelo órgão nas escolas do município não serão realizadas por conta da pandemia de Covid-19.

Não importando a estação do ano, é fundamental que os banhistas sigam as orientações da Defesa Civil: observar as condições do mar antes de entrar na água e manter crianças a uma distância máxima de um braço, para que um adulto possa prestar socorro rapidamente, caso necessário. Também é importante não ficar de costas para o mar ao fazer selfies ou simplesmente brincar na areia, evitando assim ser surpreendido pelas ondas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp