24/10/2020 às 23h20min - Atualizada em 25/10/2020 às 20h33min

Maricá apresenta queda da criminalidade, afirma Instituto de Segurança Pública

LSM- A cidade de Maricá registrou uma queda da criminalidade no primeiro semestre de 2020, a afirmação tem base nos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta semana.

De acordo com o Instituto, no período de janeiro a agosto, Maricá apresentou uma redução nos crimes de roubo, estupros, assassinatos e morte por intervenção da Polícia.

Em comparação com o mesmo período em 2019, o número de homicídios caiu de 41 para 34 casos; as mortes por intervenção de agentes do Estado foram apenas 2, enquanto ano passado houveram 5 mortes.

A outra redução significativa foi dos casos de estupros - caindo de 43 para 37 registrados - e os números de roubos. O roubo à residência reduziu de 53 para 26; de veículo, houveram este ano, 71 enquanto 120 foram pontuados no ano anterior. O roubo a pedestre foi o qual apresentou maior queda (45,1%), nos primeiros 6 meses de 2019 foram registrados 295 roubos a pedestre, neste ano, foram registrados 162 crimes idênticos.

NEM TUDO SÃO FLORES

Para o instituto, a queda dos números foi bem expressiva, porém em outros tipos de crimes, os números ainda continuam crescendo no comparativo.

Os roubos em coletivo aumentaram de 2 para 3 casos. Ao todo, 66 aparelhos celulares foram roubados, enquanto foram 62, em 2019. Ainda nesse período, subiu de 27 para 31, o número de estabelecimentos comerciais roubados.

Nesse primeiro semestre houveram 30 tentativas de homicídios, enquanto foram registrados 21 em 2019.

DADOS DO ISP EM TEMPO DE PANDEMIA

Salienta-se que o índice da ISP se baseia em casos registrados na 82ª DP. Devido a pandemia, os crimes que estão sendo registrados pessoalmente na unidade policial são somente os casos de roubos de veículos, tentativa de homicídio, homicídio, prisões em flagrante, remoção de cadáveres, crimes de lesão corporal grave, violência contra mulher, tentativa de feminicídio e feminicídio e ocorrências que forem consideradas de emergência pela unidade policial. Os demais casos, devem ser registrados de forma online através do https://dedic.pcivil.rj.gov.br/ .


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp