26/10/2020 às 17h20min - Atualizada em 27/10/2020 às 09h29min

Eleições 2020: Conheça os candidatos a prefeito de Maricá

LSM- Faltando menos três semanas para as eleições municipais em Maricá, o LSM estará a partir desde segunda-feira, 26, preparando matérias especiais que irão apresentar os candidatos, suas propostas e ações até a chegada da votação, que acontecerá no próximo dia 15 de novembro.

Nesta primeira matéria, LSM está apresentando os candidatos à prefeito nessa eleição de 2020 e seus planos de governo. Ao todo, quatro candidatos estão concorrendo o cargo, são eles Cesar Augusto (PMN), Chiquinho (PSDB), Ciro Fontoura (PRB) e Fabiano Horta (PT).

Apresentaremos a seguir os candidatos e suas propostas enviadas pelas suas chapas. A separação da lista e apresentação foi feita em ordem alfabética.

Cesar Augusto (PMN)

Cesar Augusto é o candidato do Partido da Mobilização Nacional (PMN) e disputará a vaga de prefeito de Maricá, tendo como seu vice o comerciante Jean Carlo. Cesar Augusto tem 60 anos e já teve uma breve passagem como candidato no ano 2000, quando obteve 66 votos pelo PMDB. Suas propostas são baseadas em uma ‘Governança Sustentável’ e são divididas em diversas áreas, como saúde; segurança; saneamento; turismo; esporte; habitação; meio ambiente e diversos outros.

O plano de governo de Cesar Augusto tem como no planejamento e acompanhamento de metas com o objetivo de trazer novas soluções para a cidade no curto, médio e longo prazo. Suas propostas se baseiam em programas que possam resultar em geração de emprego e melhorias sociais e econômicas, estímulo à carreira produtiva local e integração tecnológica da sociedade local com a administração pública.

As propostas focam na transparência nas áreas desenvolvidas no plano de governo.

Chiquinho (PSDB)

Chiquinho é candidato do Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), tem 49 anos e é atualmente vereador em Maricá. Ele, que é oposição ao atual governo petista, foi eleito pela prefeitura vez pelo PT em 2012. Sua chapa, que tem a professora Erika Passos como vice-prefeita, também apresentou seu plano de governo ao Tribunal Regional Eleitoral.

As propostas de Chiquinho também são separadas em tópicos, como educação, saúde, segurança e cidadania, proteção animal, entre outros.
Chiquinho propõe o ensino integral em pelo menos 50% da rede municipal, promovendo a educação inclusiva, além de disponibilizar veículos adaptados no formato que atenda as escolas. Ainda na área da educação, há propostas para buscar parcerias com as universidades UERJ e UFF para implantar cursos de educação superior em Maricá.

Na saúde, Chiquinho propõe criar um local especializado no atendimento à mulher, transformar o Hospital Municipal Ernesto Che Guevara em Hospital Geral do Município, manter os postos de saúde funcionando, criar um centro de hemodiálise, entre outras propostas.

O plano de governo inclui também outras proposições, como buscar um batalhão da PM, promover planos e programas de esporte e lazer para os jovens, criar o programa municipal de registro geral de animais e propiciar o levantamento de cães, gatos e outros animais, implementar unidades móveis de atendimento veterinário, entre outras.

Chiquinho também pretende incentivar a criação de cooperativas de trabalho, incentivar micro, pequenas e médias empresas e buscar parcerias para aumentar a quantidade de ofertas de trabalho no município. Em relação ao transporte, Chiquinho quer manter o transporte gratuito e pretende expandir para todo município para quem é morador da cidade.

Ciro Fontoura (Republicano)

Ciro Fontoura, de 37 anos, é candidato do Republicano e disputará a vaga de prefeito de Maricá, tendo como seu vice o Major Fábio Cavalcante de Oliveira. O empresário é o candidato a prefeito mais novo de Maricá e filho da ex-secretária municipal de Educação, Josefina Fontoura.

Ele estará disputando o cargo eletivo pela segunda vez. Nas eleições de 2012, Ciro lançou a sua candidatura a vereador pelo então PMDB e ficou como suplente na coligação Amor a nossa cidade.

Dentre os planos de governo do candidato destaca-se, na área da saúde, a criação de uma maternidade e clínica da mulher e da criança. Na educação, quer ampliar o atendimento em creches e pré-escola, implantar a educação nas escolas em tempo integral e criar escolas cívico-militares. Na segurança, pretende criar uma nova delegacia (reativar a 80ª DP) e uma nova companhia da PM (7ª Cia do 12º BPM) com sedes em Itaipuaçu para atender as ocorrências do bairro, de Inoã e São José

Fabiano Horta (PT)

Fabiano Horta é o candidato da reeleição. Ele vem candidato em uma chapa puro sangue pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com o ex-secretário de economia solidária, Diego Zeidan. Fabiano Horta, tem 46 anos, é veterinário de formação. Ele já foi vereador em Maricá, Deputado Federal e é o atual prefeito da cidade. Sua proposta de governo é focada na construção de uma cidade mais justa e igualitária, com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Entre os temas que as propostas de governo trazem estão: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Econômico e Urbano, Cultura e Esporte, Tecnologia, Turismo e Lazer, entre outros.

Como plano de governo de continuidade, Fabiano Horta propõe ampliar as vagas na educação infantil, manter o programa Passaporte Universitário, implementar centro comunitário de idiomas e ampliação dos Centros de Educação Pública Transformadora. Na saúde, as propostas incluem a ampliação de atendimento no Hospital Che Guevara com exames de alta complexidade e cirurgias, expansão do programa saúde da família, implantação da maternidade municipal, entre outros.

Também há propostas para ampliar o Renda Básica da Cidadania, implantação de um Restaurante Popular e a criação de um ‘Banco de Alimentos’. Para o próximo governo, Fabiano Horta propõe a ampliação do transporte gratuito para toda a cidade, além de expandir a quantidade de ciclovias e parques e praças públicas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp