30/10/2020 às 16h42min - Atualizada em 31/10/2020 às 11h34min

Maricá será contemplada em programa de reflorestamento do Governo do Estado

LSM- Maricá será uma das cidades contempladas com o Programa ‘Floresta do Amanhã’, desenvolvido pelo governo do Estado e lançado nesta quinta-feira, 29. Projeto pretende reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro com o plantio de 2,5 milhões mudas de espécies endêmicas.

Lançado durante um evento com a participação do governador do Rio do Janeiro, em exercício, Cláudio Castro, O programa – de iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) - tem objetivo de gerar impactos positivos ao meio ambiente e reduzir a emissão de gases. Ao todo serão plantadas 2,5 milhões de mudas.

Nesta primeira fase, o programa será realizado nas cidades da Região Metropolitana e Baixada Fluminense. Entre elas, Maricá, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e outras.

Nas próximas etapas, o projeto também irá incluir outras regiões hidrográficas do Rio de Janeiro. Segundo o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, o planejamento é que seja restaurado todas as áreas do estado, tornando assim, o maior programa de restauração florestal do estado do Rio.

De acordo com a Secretaria, já foram iniciadas as vistorias técnicas nas áreas apontadas para a restauração florestal e a expectativa é iniciar o plantio em novembro.

Com o programa Florestas do Amanhã, o estado do Rio de Janeiro cumpre o previsto pelo Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases, justamente com o plantio e recuperação do bioma Mata Atlântica, patrimônio natural da humanidade reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Acordo de Paris foi aprovado por 195 países em 2015 e tem como uma de suas principais metas evitar o aquecimento global.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp