25/11/2020 às 16h10min - Atualizada em 25/11/2020 às 22h14min

Maricá tem seis viaturas da PM a menos nas ruas após descaso da empresa responsável pela manutenção

LSM- Denúncias recebidas pelo LSM informaram que algumas viaturas usadas pelos Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) de Maricá encontram-se paradas por má conservação. Cerca de seis veículos, que antes faziam o patrulhamento na cidade, estão ‘baixados’ na sede da unidade, em Inoã.

De acordo com as denúncias apuradas pela nossa equipe de reportagem, os carros baixados apresentam problemas mecânicos, pneus com gastastes, e sem estepes. Com menos seis viaturas, a rotina de PROEIS teve que sofrer alteração: os Militares que antes faziam patrulhamento pela região onde ficava localizado o módulo de segurança, agora estão tendo que ficar baseado e reversar a equipe nos veículos. Para tentar amenizar, os PMs aderiram o formato “Cosme e Damião”, que consiste em uma dupla de policiais fazendo a ronda a pé.

O LSM entrou em contado com a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) de Marica para obter esclarecimento sobre a denúncia. Em resposta, informou que a medida foi resultado da má prestação de serviço da empresa – que ganhou a licitação dos aluguéis das viaturas – a qual, tem a total responsabilidade na manutenção dos carros.

Ainda segundo a SEOP, o desserviço já vem acontecendo há algum tempo, e tem piorado nos últimos meses, já que término do contrato acontecerá no próximo mês, em dezembro. A partir de janeiro de 2021, uma nova empresa irá assumir o serviço.

AUMENTO NO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE

Um levantamento feito pelo Lei Seca Maricá – através das nossas redes sociais e de grupos de bairros no WhatsApp e Facebook – constatou que houve um aumento no índice de assalto a pedestre e roubos à veículos na cidade de Maricá, nos dois ultimas meses.

Vale frisar que não é papel do PROEIS fazer o policiamento ostensivo – e sim, a finalidade de preservar o patrimônio público e promover seguranças em praças e locais de grande concentração de pessoas – porém, a existência programa tem auxiliado e somado ao serviço da 6ª Companhia de Maricá. Ou seja, o desfalque do serviço extra vem sendo sentida pela população.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp